DF finalmente abre licitação para a compra de cannabis medicinal

DF finalmente abre licitação para a compra de cannabis medicinal

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Mesmo com uma ação judicial, a secretaria de saúde do estado não estava fornecendo o produto há mais de um ano

DF finalmente abre licitação para a compra de cannabis medicinal
Foto: Leo Francini / Shutterstock.com

 

Após denúncias por parte dos pacientes, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal finalmente abriu uma licitação para a compra de produtos de cannabis. O estado não estava fornecendo os remédios há um tempo, mesmo com uma decisão judicial que obrigou a regularização.

O pregão foi publicado no Diário Oficial do DF na última sexta-feira (26) , sob o custo estimado de R$5,1 milhões. Agora, as empresas interessadas devem enviar a proposta até o dia sete de fevereiro e devem seguir as regras e especificações do edital.

Por outro lado, serão contemplados apenas pacientes com três tipos de epilepsia, que têm a eficácia comprovada: Síndrome de Dravet, Síndrome de Lennox-Gastaut e epilepsia associada a esclerose tuberosa

O que aconteceu

Em agosto de 2023, o TJDFT (Tribunal do DF e Territórios) havia condenado a pasta a regularizar o tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) logo após uma ação civil pública, movida pela 4ª  Prosus (Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde), mas a secretaria recorreu. 

Por nota, o órgão havia dito que a compra emergencial para aquisição dos produtos estava em andamento, até que o processo regular fosse finalizado. Por outro lado, a mesma resposta foi dada há mais de um ano para os pacientes, que enfrentam dificuldades para a aquisição dos produtos.

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.

Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas