Caso sancionada, a proposta prevê uma multa de um salário mínimo. De acordo com o autor da lei, a medida é uma forma de “evitar a contaminação de indivíduos ‘fora de si’”.
Deputados de SC aprovam lei para multar consumidores de drogas
Foto: envatoelements
Na última terça-feira (2), os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram um projeto de lei que pune com multa de um salário mínimo o porte e o uso de drogas em ambientes públicos.
De todos os deputados que votaram, apenas um foi contra. O deputado Marquito do Psol catarinense justificou dizendo que este é um assunto de competência federal e não uma decisão do estado.
O texto deve ser sancionado nos próximos dias pelo novo governador do estado, Mauro De Nadal (MDB), que assumiu o cargo neste domingo (07).
De acordo com a proposta, o valor arrecadado , cerca de R$1.412,00 será revertido para o Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública.
“Os objetivos desta proposição são bastante simples: criar mais um meio coercitivo a fim de evitar a contaminação das ruas com indivíduos ‘fora de si’ e desorientados, facilitar o processo de limpeza dos espaços públicos e prezar pela segurança dos cidadãos catarinenses”, escreveu o autor do projeto, o deputado Jessé Lopes na justificativa.
A lei foi votada exatamente uma semana depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) descriminalizar o porte de maconha.
O uso continuará proibido em lugares públicos. Contudo, ao invés de ser indiciado, os consumidores responderão de forma administrativa.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Defensoria do Alagoas aciona justiça garantir a cannabis no SUS
Mercado global de cannabis deve atingir US$1,3 bi em dez anos
Clínica pública de cannabis em Ribeirão Pires vai atender 500 pacientes
Substância que imita a cannabis pode ser opção ao uso de opioides
Importações de cannabis estão paralisadas por problemas técnicos da Anvisa
Instituto lança pós-graduação em psicodélicos
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso