• 25 de junho de 2022

Deputado Luciano Ducci é alvo de notícias falsas

 Deputado Luciano Ducci é alvo de notícias falsas

Foto: Câmara dos Deputados

Contrários ao projeto de lei sobre cannabis compartilharam informações falaciosas sobre a proposta e o deputado federal. 

No último final de semana, mensagens sobre o deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) começaram a aparecer nos grupos de whatsapp e nas redes. Vinculado a um vídeo, a mensagem dizia que o político está envolvido com tráfico de drogas.

No entanto, trata-se de uma fake news. As imagens são de 2019, e mostram uma criança de um ano e meio  fumando maconha. A criança é assistida pela mãe e pelos tios. 

Na época do ocorrido, o vídeo também foi divulgado e resultou na prisão da mãe, além da perda da guarda.

Sem qualquer relação com o Projeto de Lei 399, o vídeo foi resgatado e junto a ele uma mensagem que diz: “O PLC 399 recebeu do deputado federal e ex prefeito de Curitiba Luciano Ducci do PSB a Minuta do Substitutivo que absurdamente define o Marco Legal da Maconha no Brasil! Vídeos como o que seguem retratam o caos que se pretende estabelecer a partir desta maléfica proposta que atingirá os mais vulneráveis.”

Motivo

Ducci foi relator do Projeto de Lei 399/15, que foi discutido em uma comissão especial na Câmara dos Deputados. A proposta gerou polêmica porque visa regular o uso industrial e farmacêutico da planta, mas ainda mantém o uso recreativo proibido.

O texto foi aprovado no mês passado e pode ir para o senado a qualquer momento. No entanto, a proposta dividiu a comissão. Em seus votos, os deputados empataram com 17 a favor e 17 contra.

Coube a Ducci como relator o voto final, onde escolheu seguir com o projeto. Recentemente a oposição levantou um recurso que pode fazê-lo voltar para o plenário.

Sobre a fake news, Ducci ressaltou que vai denunciar o caso. 

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias