Uma notícia divulgada pela Cannalize indicou que procurar produtos à base de cannabis na internet é uma tarefa que exige atenção e muita pesquisa. Um exemplo disso é que pelo menos 96% dos produtos anunciados na Amazon não transparecem confiança aos consumidores.
De acordo com uma empresa que avalia a qualidade dos produtos de cannabis, 30% dos produtos divulgados no marketplace realmente continham canabidiol (CBD) e 11% tetrahidrocanabinol (THC). Além disso, 62% dos derivados de cannabis não tinham canabinoides e 43% não eram de cânhamo.
Assim, dois pontos são cruciais: o primeiro é que a venda de derivados da cannabis não é permitida na Amazon. Isso já implica no segundo ponto, o qual sugere que os anúncios da plataforma podem ser enganosos para quem está em busca de um tratamento com cannabis, por exemplo.
Portanto, é importante se certificar de onde você está adquirindo produtos de cannabis, pois os golpes são comuns. E isso também mostra que a curadoria dos medicamentos é tão fundamental quanto a compra.
Leia mais: Cinco dicas para comprar óleo de cannabis com segurança
A escolha dos medicamentos ideais é uma responsabilidade também dos profissionais de saúde, afinal eles impactam diretamente no tratamento dos pacientes.
É importante saber de onde seu produto está vindo e se a fabricação possui normas técnicas de qualidade. Uma das formas de checar a qualidade das medicações é a existência do CoA (Certificado de Análise).
Este documento é emitido por um laboratório (geralmente ligado à empresa fabricante) após uma série de testes que analisam a proporção de canabinoides e a pureza dos produtos. Informações sobre fabricação, utensílios e maquinários também costumam ser destacadas.
Leia mais:
https://www.cannect.life/blog/undefined/certificado-de-analise-coa”>Para que serve o COA (Certificado de Análise)?
A sigla CoA vem de Certificate of Analysis, uma regra dos Estados Unidos que verifica se as remessas estão dentro dos padrões federais e estaduais. Como a maioria dos produtos que chegam ao Brasil são importados, os termos costumam vir em inglês, já que foram aprovados pelo país fabricante.
Se você pensa em fazer uma compra pela Cannect, tenha em mente que todos os produtos visíveis no marketplace possuem CoA. Além disso, as medicações aprovadas passam por uma curadoria técnica divida em duas fases:
Num primeiro momento, o time de especialistas em produtos farmacêuticos avalia as descrições do CoA (enviados pela fabricante) e visualiza se os textos estão de acordo com as especificações da Anvisa. Cabe destacar que a aquisição de cannabis medicinal é regulamentada pelas RDCs 327/2019 (para produtos nacionais) e 660/2022 (para importações).
Já na segunda fase, uma remessa de produtos é enviada ao Brasil. Depois, são feitos alguns testes de qualidade para garantir que estes possuem exatamente as mesmas substâncias aprovadas anteriormente.
Todas as certificações são enviadas aos profissionais de saúde.
Na Cannect, promovemos o acesso à terapia canabinoide com base em evidências científicas, garantindo a segurança dos pacientes. Nossa missão é tornar a cannabis medicinal acessível para cada vez mais pessoas.
Se você pensa em começar um tratamento, te conectaremos facilmente aos melhores especialistas do Brasil! Clique aqui para agendar sua consulta
Andrei Semensato
Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso