A associação Flor da Vida irá coordenar a clínica pública de cannabis e atender gratuitamente até 50 pacientes ao mês
Clínica pública de cannabis vai atender 500 pacientes
Nesta quarta (19), a cidade de Ribeirão Pires, em São Paulo, inaugurou a primeira clínica pública de cannabis medicinal do estado.
O projeto é desenvolvido em parceria com a associação Flor da Vida e pretende atender 500 pacientes da cidade de forma gratuita. Inclusive, disponibilizando o óleo e fazendo todo o acompanhamento do tratamento.
Mas na prática, a prefeitura cedeu um espaço de 12 mil metros quadrados para que a associação atue em Ribeirão Pires. Em troca, a instituição irá fornecer o tratamento aos pacientes de baixa renda do município.
Clínica que foi viabilizada por meio da Frente Parlamentar da Cannabis e do Cânhamo do estado, que disponibilizou R$300 mil para a sua criação.
De acordo com o médico responsável, Laerte Rodrigues Junior, nesta primeira fase, os pacientes receberão o óleo da associação de forma gratuita. Posteriormente, também terão acesso a outras terapias, como fonoaudiologia e fisioterapia.
“Nós sabemos do preço, sabemos que muitos pacientes não conseguem adquirir. Isso aqui é fundamental não só como início de um tratamento, mas como um coadjuvante de muitos cuidados”.
Eliane do Carmo Meira, de 59 anos, é uma das moradoras de Ribeirão Pires e já adiantou que quer ser a primeira paciente atendida pela clínica. ” Eu quero estar na fila primeiro. O cuidador também precisa de cuidado.”, ressaltou.
Eliane sofre de fibromialgia e também é mãe do Matheus do Carmo Meira, de 28 anos que tem autismo. Ambos nunca utilizaram o óleo de cannabis por causa do preço. Dessa forma, a nova clínica é uma esperança para ter acesso a cannabis medicinal.
Mesmo com a abertura clínica em 2025, Ribeirão Pires já tinha uma lei sobre o fornecimento de de produtos de cannabis no SUS (Sistema Único de Saúde) nas unidades públicas desde 2022. Mas os pacientes relatam que precisam judicializar para conseguir o tratamento.
Questionado sobre isso, o secretário de Saúde, Clovis Volpi, não quis comentar.
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
10 anos do projeto de lei 399/15 sobre cannabis: O que mudou?
Assembleia derruba veto e garante canabidiol em Roraima
Parceria cria nota técnica para o cultivo de cannabis
Quase 3 milhões de brasileiros usam maconha no Brasil
Estudo aponta falhas na rotulagem de produtos de CBD
Médicos e dentistas criticam a ‘venda de prescrição’ de cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso