Uma organização irlandesa e uma fazenda de cânhamo inglesa estão usando a planta e outros materiais sustentáveis para construir pequenas casas.
Uma empresa social sem fins lucrativos chamada Common Knowledge, com sede na Irlanda, e uma fazenda de cânhamo inglesa chamada Margent Farm, estão se unindo para criar pequenas casas feitas a partir da planta.
Nomeado como Tigín Tiny Homes, cada casa foi criada com três objetivos: ser sustentável, acessível e projetada conscientemente. Uma única residência cobre 20 metros quadrados e oferece tetos altos para dar uma “sensação elevada e clara”.
Saiba mais: Vans mira a sustentabilidade com tênis feito de cânhamo
O quarto é grande o suficiente para uma cama king size, localizada em um mezanino, e a área de estar inclui uma cama de hóspedes.
Foto: Shantanu Starick.
Outros equipamentos, como forno, fogão a gás, pia, chuveiro e até mesmo um vaso sanitário de compostagem podem caber nas pequenas casas.
Por baixo das moradias, o isolamento é feito de “cortiça respirável em uma estrutura de pinho”.
Entenda também: Empresa curitibana utiliza cânhamo para fazer cabos de celulares
O cânhamo entra em cena como parte do exterior das casas, que usarão folhas da Margent Farm. “As fibras absorvem a carbono, prendendo-o e impedindo sua liberação na atmosfera, resultando em um produto com muito baixo teor de carbono”, diz a Margent Farm em seu site.
Foto: Shantanu Starick.
Eles afirmam também que o alto teor de celulose (60/70%) da planta faz com que seja um material muito forte e durável. Além disso, a folha é encadernada com uma resina à base de açúcar feita inteiramente de resíduos agrícolas.
A Common Knowledge oferecerá aulas de treinamento para ensinar as pessoas a construir (ou consertar) suas casas a fim de “empoderá-los para agir em casos de necessidade”.
“Em última análise, o plano do nosso projeto Tigín não é apenas construir essas pequenas casas, mas proporcionar habilidades a mais de 200 pessoas para construir este e qualquer outro projeto, criando e liberando um projeto de uso gratuito no final deste ano”, disse o fundador da Common Knowledge, Fionn Kidney.
Veja: Alimentos à base de cânhamo poderão substituir a carne?
As pequenas casas estão atualmente disponíveis para venda e custam entre 55 e 60 mil euros, aproximadamente 300 mil reais.
50% das pessoas que se interessaram pelas casas disseram que estão procurando uma pequena casa como residência principal; cerca de 10% dizem querer comprar uma para os filhos morarem.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico que poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Tire suas dúvidas.
Arthur Pomares
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por café, futebol e boa música. Axé.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Pernambuco sanciona lei sobre cannabis no SUS
8 projetos de cannabis recebem R$1 milhão em emendas
Fitoterápicos: Anvisa quer saber a sua opinião
Curso de cannabis da Unifesp ganha prêmio internacional
Frente Parlamentar da cannabis anuncia vencedores do edital
Distribuição de cannabis vira lei em Recife
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso