Que o cânhamo tem diversas utilidades ao redor do mundo, nós já sabemos. Mas você sabia que ele pode ser usado para a criação de casacos? Vamos entender melhor.
Apesar de ainda se agarrar a sua posição como um material de moda de luxo, as peles sem dúvida caíram em descrédito nas últimas décadas, à medida que o ativismo pelos direitos dos animais tem se tornado mais comum.
Agora é muito mais importante para as marcas de moda adotar uma abordagem mais ética, com o uso de ”peles de plástico” substituindo as peles de animais como as raposas.
Mas, conforme a população tem se tornado cada vez mais consciente do impacto prejudicial dos plásticos no mundo natural, a ética e a sustentabilidade desses materiais também estão sendo questionadas.
No entanto, uma marca acredita que pode ter surgido com uma solução para satisfazer a consciência dos consumidores modernos.
Apesar do cânhamo ter sido usado para produção de têxteis e roupas por milhares de anos, o desenvolvimento de peles de cânhamo representa uma inovação no uso da planta.
Uma empresa de design localizada em Kiev, na Ucrânia, criou um material semelhante à pele usando as fibras de plantas de cânhamo com uma base de algodão.
A empresa exibiu o material de peles artificiais em uma coleção no ano passado na semana Fashion Week na Ucrânia, chamando a atenção dos ucranianos que estão cada vez mais preocupados com a ética da indústria de moda.
Em 2019, um recorde de 27.500 ucranianos apoiaram a legislação para proibir a criação de peles no país por meio do site do governo.
O tecido de pele sintética à base de plantas desta empresa é criado com cânhamo orgânico que foi cultivado sem o uso de pesticidas e herbicidas.
Durante uma entrevista para o site euronews, a fundadora da empresa, Oksana Devoe, afirmou: “O mundo inteiro estava protestando contra o uso de pele de animais e depois começou a protestar contra as peles sintéticas, que são feitas de químicos e derivados do petróleo. Portanto, ao criar peles à base de plantas, resolvemos todos esses problemas com peles de animais e peles sintéticas.”
“É diferente da pele sintética. É muito simples, e somente vegetal, biodegradável tem até a base de algodão. Você também pode enterrar sob o solo, e o material será biodegradado por si mesmo muito em breve.” acrescentou a fundadora.
O material tem sido abraçado por marcas de moda e costureiras que buscam cada vez mais opções sustentáveis de vestimentas.
De acordo com a costureira, Halyna Zeldych, o material também tem um cheiro agradável e é menos irritável, comparado com outras opções.
“É muito bom em minhas mãos.Não causa alergia durante o corte ou costura em comparação com o trabalho com tecidos sintéticos.” afirmou a costureira.
Embora a coleção do designer de casacos e jaquetas com acabamento em pele de cânhamo seja a mais atraente, a empresa responsável também usa produtos de fibras de cânhamo, incluindo pele de cânhamo, na produção de outros produtos, como os cobertores e meias.
O cânhamo está sendo cada vez mais considerado uma opção para o desenvolvimento de produtos de vestuário com um número crescente de marcas adotando a planta.
Como as leis do cânhamo nos países da europa e em todo o mundo, continuam a ser liberalizadas, é provável que o desenvolvimento de inovações mais sustentáveis e éticas, como a pele do cânhamo, se torne cada vez mais comum.
Referências
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
THC para animais: especialistas divergem no uso veterinário
Sem cannabis para o uso domiciliar? Entenda a decisão do STJ
Meta não liberou buscas por “cannabis” no Brasil
Comissão da Câmara aprova PL sobre CBD para pessoas com deficiência
Manifesto arrecada assinaturas para lei de cannabis no Ceará
Pirula sai da UTI e apresenta melhora após AVC
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso