×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Terapia Canabinoide

Cannect Ciência: um espaço com centenas de artigos científicos



18/10/2023


Cannect Ciência: um espaço com centenas de artigos científicos

Cannect Ciência: um espaço com centenas de artigos científicos.
Foto: Envato

Você sabia que a Cannect conta com um espaço que reúne diversos estudos científicos nacionais e internacionais sobre cannabis medicinal? 

Cannect Ciência é uma plataforma voltada para profissionais de saúde, pesquisadores e pessoas interessadas em evidências científicas sobre a aplicação dos fitocanabinoides ou funcionamento do Sistema Endocanabinoide.

É uma forma de entender mais sobre o potencial terapêutico da cannabis, assim como as patologias e condições de saúde que podem ser tratadas. 

Publicar e disseminar artigos científicos ou estudos clínicos sobre cannabis medicinal é permitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) através da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 9, de 2015.

Embora cultivar e produzir a cannabis em território nacional seja proibido, mesmo que para fins medicinais, a Agência explica que usufruir de pesquisas não é um ato que entra nesta proibição. 

Cabe ressaltar que estudos são a base para enriquecer quaisquer abordagens clínicas. Ao acreditar no potencial terapêutico da cannabis, a Cannect criou este espaço para contribuir com o conhecimento da população. 

Nesta página, é possível encontrar estudos já resumidos e categorizados para que sua busca seja mais assertiva.

Como funciona o Cannect Ciência?

Como citado anteriormente, a página conta com centenas de estudos sobre diferentes assuntos. Estes podem ser filtrados a partir de patologia, ano de publicação, tipo, nível de evidência científica, via de administração (sublingual ou tópica, por exemplo), e classe (e subclasse) farmacológica, que envolve a concentração de fitocanabinoides.

Além disso, os estudos podem ser encontrados pela ferramenta de busca por palavras-chave. Uma dica é pesquisar apenas o nome de uma patologia, por exemplo, assim a quantidade de resultados será maior.

Quem coordena a plataforma?

Para embasar e trazer mais veracidade para as informações, o Cannect Ciência é “abastecido” por pelo Comitê Executivo, formado por profissionais de saúde que frequentemente se reúnem para discutir assuntos de relevância pública. A partir dessas discussões são trazidos novas pesquisas e estudos para a plataforma. 

O conteúdo científico da Cannect também é desenvolvido a partir desses debates. Um exemplo são os materiais do Cannect Educa, que inclui aulas introdutórias, webinarios, podcasts e os cursos da Dr.Cannabis, vertical de educação da Cannect. 

O que é a Cannect e o que fazemos?

A Cannect é o maior ecossistema de cannabis medicinal da América Latina, assumindo o compromisso de conectar profissionais da saúde, pacientes, instituições de saúde, pesquisadores e fabricantes de medicamentos.

Promovemos o acesso ao tratamento medicinal com a cannabis, com base em evidências científicas disponíveis na literatura, garantindo a segurança dos pacientes. Temos a missão de tornar a terapia com cannabis medicinal cada vez mais acessível para mais pessoas.

 Além disso, oferecemos uma série de soluções voltadas para viabilizar a prática clínica dos prescritores e, assim, facilitar seu dia a dia com os pacientes, como: o Cannect Cuida e o Assistente de Prescrição

Relacionamento Médico

A cannabis está despontando como solução para melhorar diversas condições de saúde, de dores crônicas a distúrbios neurodegenerativos e doenças oncológicas. Por isso, contar com um suporte técnico é fundamental para capacitar cada vez mais profissionais de saúde e atender quantidades maiores de pacientes.

O Relacionamento Médico da Cannect é liderado pelo diretor médico Rafael Pessoa e coordenado pelos farmacêuticos Rafaela Landucci e Guilherme Salgueiredo.

Entre em contato para saber mais sobre as ferramentas

Tags

Andrei Semensato

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.