• 21 de junho de 2021

Cannabis oferece alívio imediato de 96% da náusea em pacientes

 Cannabis oferece alívio imediato de 96% da náusea em pacientes

Você sabia que a cannabis é incrível no tratamento de náuseas e vômitos? Além de ser segura, ela causa um alívio imediato, tornando o dia a dia dos pacientes mais confortáveis.

As evidências científicas em torno dos benefícios terapêuticos da cannabis continuam a se acumular, confirmando o que muitos descobriram ao longo de anos de experimentação e acúmulo de evidências anedóticas.

Um novo estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores da Universidade do Novo México descobriu que a flor e os concentrados de cannabis são eficazes no alívio para os sintomas de náusea.

O estudo revisou os dados coletados por meio de um aplicativo chamado Releaf App e descobriu que mais de 96% dos indivíduos no estudo relataram alívio dos sintomas.

Na verdade, os pacientes revelaram que houve uma diminuição na gravidade da náusea em quase 4 pontos na escala visual analógica de 0 a 10 dentro de uma hora após o consumo.

Curiosamente, o alívio dos sintomas se tornou estatisticamente significativo após 5 minutos, e continuou crescendo no decorrer do tempo.

‘’Nossos resultados mostram que a cannabis é usada para tratar as náuseas com uma alta taxa de eficácia,’’ disse Sara See Stith, professora assistente de economia da UNM que co-liderou o estudo ao lado de Jacob Vigil, professor associado de psicologia da UNM. 

No entanto, ela alertou, ‘’Existem preocupações de que sua eficácia em relação às opções  convencionais pode induzir populações de alto risco, tais como mulheres grávidas e crianças, a consumir cannabis.’’

 

Entendendo as náuseas 

A náusea é uma doença relativamente comum. No entanto, muitas vezes é difícil tratar usando métodos convencionais, como remédios à base de ervas e medicamentos prescritos. 

A maioria dos produtos antitérmicos convencionais tem efeitos colaterais moderados, mas também tendem a oferecer alívio limitado para o tratamento de náuseas e não são eficazes para todos os pacientes.

Terapias alternativas como acupuntura e acupressão mostraram poucas evidências de efeitos colaterais perigosos, mas oferecem eficácia limitada. 

Antes deste estudo, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina (NASEM), já haviam incluído os canabinoides em sua lista dos mais fortes agentes disponíveis para náuseas induzidas por quimioterapia.

O estudo da UNM confirmou que a cannabis é um tratamento eficaz e de ação rápida para a sensação de náusea.

O estudo de forma detalhada

O estudo, intitulado ‘’ A eficácia de produtos comuns de cannabis para o tratamento de náusea,’’ foi publicado no Journal of Clinical Gastroenterology. 

Ele observou 2.220 sessões de auto administração de cannabis relatadas anonimamente por 866 pessoas que rastrearam seu uso de cannabis para controlar a náusea no aplicativo Releaf. 

Os resultados sugerem que a grande maioria dos pacientes que usam cannabis como tratamento para náuseas provavelmente sentem alívio dentro de um curto período.

Deve-se notar, entretanto, que o nível de eficácia varia de acordo com as características dos produtos consumidos.

  • A maioria dos produtos com eficácia para alívio imediato parecem ser flores e concentrados de cannabis, rotulados como C. sativa ou “híbrido”.
  • As juntas foram associadas a um maior alívio dos sintomas em comparação com tubos ou vaporizadores, embora a lacuna tenha diminuído com o tempo. 
  • As taxas de THC / CBD baixas foram geralmente associadas a um maior alívio dos sintomas em um curto período de tempo, como 5 minutos. 
  • Essas características foram menos relevantes perto da marca das horas. 

‘’É ótimo fornecer dados que ajudem a validar afirmações anedóticas que existem desde sempre em relação à eficácia da cannabis para controlar as náuseas’’, concluiu Keenan Keeling, CEO da MoreBetter Ltd., a empresa por trás das análises feitas com o aplicativo.

‘’No entanto, com a ampla variedade de condições que podem causar náuseas, fica claro que mais estudos e dados são necessários e esperamos contribuir com esses esforços.’’ concluiu Keeling.

Referência

  • Forbes

Avatar

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias