×

Cannabis na Mídia-> Notícias

Cannabis no SUS vira lei em Santos



21/12/2023


A cidade litorânea de São Paulo é um dos vários municípios que se adiantou em implementar uma lei 

Cannabis no SUS vira lei em Santos
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (21), a prefeitura de Santos, litoral de São Paulo, publicou no Diário Oficial uma nova lei que vai possibilitar a distribuição de produtos à base de CBD (canabidiol) pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  

De autoria do vereador Luis Felipe Silva Albino (PSB), a proposta havia sido aprovada por unanimidade ainda no mês passado. 

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde terá um prazo de 30 dias para criar uma regulamentação e colocar a pauta em prática, como estabelecer diretrizes para diagnosticar e atender os pacientes e como será feita a produção científica, também aprovada pelo projeto de lei.

Assim como em outros estados, também será realizada a promoção de políticas públicas de para o  fornecimento de informações a respeito do uso da cannabis na medicina, através de palestras, fóruns, simpósios e até parcerias públicos-privadas. 

Lei no estado

A sanção da nova lei sobre cannabis no SUS no estado de São Paulo, aconteceu no início do ano, e repercutiu em todo o país. Também serviu de inspiração para projetos de lei em outros estados. 

Porém, há poucos dias para acabar 2023, os pacientes ainda aguardam a regulamentação. A lei foi sancionada em janeiro e tinha um total de 90 dias para entrar em vigor, e a publicação deveria ter ocorrido até o dia primeiro de maio, mas isso não aconteceu.

Por causa disso, muitas cidades têm se adiantado e criado leis municipais para suprir as necessidades dos pacientes que não podem custear o tratamento.

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.

Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.