A inteligência artificial da marca é uma forma de ajudar profissionais e pacientes com mais segurança
CannabIA Cannect lança IA sobre cannabis medicinal
Já pegou alguma alucinação ou resposta errada do ChatGPT, Deepseek, Gemini ou alguma outro Chatbot? Se a resposta for sim, saiba que você não é o único. Segundo um estudo realizado pela Purdue University, nos Estados Unidos, estes erros são constantes.
A pesquisa analisou 517 perguntas feitas ao ChatGPT sobre programação e 52% das respostas estavam erradas. O pior de tudo, é que os programadores participantes do estudo não conseguiram identificar os erros da IA em 39% das vezes.
E quando falamos sobre saúde, a situação também se repete. Em outro estudo feito pela Long Island University, em Nova Iorque, o chatbot respondeu de forma certa apenas10 de 39 perguntas.
Uma delas, por exemplo, questionava se existia algum problema em usar antiviral Covid-19 Paxlovid e o medicamento para baixar a pressão arterial verapamil. O ChatGPT disse que utilizar os dois medicamentos juntos não produziria efeitos adversos, o que é mentira. Na verdade, a interação é até perigosa.
Dessa forma, é possível confiar em assistentes virtuais para auxiliar pacientes e até mesmo médicos? A resposta pode estar na CannabIA.
Recentemente, a Cannect lançou uma IA própria para responder as principais dúvidas dos pacientes sobre cannabis medicinal com precisão e responsabilidade baseada em respaldo científico.
Com base em um conjunto de dados de mais de 1800 estudos, o chatbot também tem o intuito de ajudar os profissionais de saúde em sua jornada clínica. Um apoio 24h para responder dúvidas sobre dosagens iniciais, interações medicamentosas e a busca mais fácil por evidências científicas.
De acordo com a Chefe de Produtos da Cannect, Ligia Valle, inicialmente, a IA foi desenvolvida para ajudar profissionais e prescritores a sanarem dúvidas sobre cannabis, mas resolveram expandir para atender também os pacientes.
“A gente queria fornecer para médicos e profissionais de saúde no geral uma ferramenta em que eles pudessem ter apoio, que pudessem contar durante a prescrição e que ela fosse confiável, que tivesse uma base de informações confiável.”, acrescenta.
Contudo, a empresa entendeu que o recurso também pode ajudar pacientes com dúvidas frequentes de forma mais acertiva.
Segundo o engenheiro de software da Cannect, Wallace Martins, a ideia é ajudar as pessoas no geral a sanar dúvidas comuns sobre tratamento com embasamento, sejam eles médicos ou não.
“A gente sabe que muitas vezes os chatbots podem alucinar ou responder perguntas com base nas mais variadas informações e acabar induzindo ao erro. Mas a gente quer passar, além de segurança, a direção certa ao paciente ou prescritor”, disse.
Ele ainda acrescenta que a CannaBIA é um recurso 24h na palma da mão para consultar sempre que preciso. A inteligência artificial ainda tem um recurso para salvar pesquisas realizadas para consultar depois.
A IA também vai auxiliar o profissional de saúde a encontrar resumos de artigos científicos consistentes. Pesquisas que foram cuidadosamente selecionadas para alimentar o chatbot.
“Nós também acreditamos que a CannabIA não pode ser a palavra final. Por isso, perguntas sobre prescritores, produtos específicos e formas de uso, são direcionados para um link de atendimento, em que o paciente pode encontrar um profissional prescritor”, conclui.
Para acessar a CannabIA, basta clicar aqui ou buscar por Cannect.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso