×

Cannabis na Mídia

Brittney Griner tem prescrição médica para cannabis, afirma advogado da atleta



18/07/2022



Os advogados da estrela da WNBA Brittney Griner apresentaram evidências de que ela tem uma recomendação para usar cannabis de forma medicinal, enquanto seu julgamento por acusações de tráfico na Rússia continua. 

O julgamento de Brittney Griner por acusações de porte de maconha continuou na Rússia na última sexta-feira (15), com os advogados da estrela da WNBA dizendo ao tribunal que ela tem uma recomendação médica para fazer o uso medicinal da cannabis. 

Griner foi presa em um aeroporto perto de Moscou, em fevereiro deste ano, depois que agentes alfandegários encontraram cartuchos de vape contendo óleo de cannabis em sua bagagem.

Se condenada, ela pode pegar até 10 anos de prisão.

Atualizações do caso 

Nesta última audiência, sua equipe de defesa apresentou evidências que poderiam obter clemência no tribunal, incluindo documentação de que ela tem prescrição médica para usar cannabis medicinal nos Estados Unidos. 

A defesa também apresentou evidências de que Griner havia passado recentemente em uma triagem de drogas antidoping, sem substâncias proibidas encontradas em seu corpo.

“Entre os documentos médicos está um atestado para a substância que Brittney Griner inadvertidamente deixou entre seus pertences ao cruzar a fronteira”, disse a advogada de Griner, Maria Blagovolina, durante a audiência e publicada em uma revista norte-americana.  

Os advogados de Griner também observaram que a recomendação de usar cannabis medicinalmente foi sancionada pelo governo do estado do Arizona, onde ela é a estrela do Phoenix Mercury, da WNBA. 

Caso diplomático

O Departamento de Estado dos Estados Unidos listou oficialmente Griner como detida injustamente e a Casa Branca afirmou que o presidente norte-americano Joe Biden está fazendo tudo o que pode para garantir sua libertação da Rússia. 

Relatos da mídia especularam que os governos dos Estados Unidos e da Rússia poderiam eventualmente fazer uma troca de prisioneiros, com as autoridades estadunidenses liberando o comerciante de armas russo Viktor Bout, apelidado de “Mercador da Morte”, que está cumprindo uma sentença de 25 anos por conspiração para matar cidadão dos EUA e prestar assistência a uma organização terrorista. 

Após a audiência, a encarregada de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Elizabeth Rood, comentou sobre o apoio que Griner recebeu durante seu julgamento. 

“Nas audiências de ontem e hoje, o que ficou claro, é o enorme respeito e admiração tantos nos Estados Unidos quanto aqui na Rússia, onde a senhorita Griner joga basquete há sete anos, não apenas por suas conquistas profissionais, mas por seu caráter e integridade”, disse ela do lado de fora do tribunal em uma coletiva.

No Brasil, a cannabis medicinal também é legalizada e pode ser usada por atletas para tratar dores, estresse entre outros desafios ligados às práticas esportivas e competições. Quer começar o tratamento com cannabis? Clique aqui.

Tags

Arthur Pomares

Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por café, futebol e boa música. Axé.