A Apoio a Pesquisas e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi) conseguiu uma liminar ontem pela 4ª Vara de Justiça Federal que dá o direito de plantar cannabis para fins medicinais no estado do Rio de Janeiro.
O pedido foi feito em setembro do ano passado (2019). Nós conversamos com o advogado da entidade, Ladislau Porto e ele nos contou que a fomentação do assunto no estado, principalmente depois da lei aprovada pela Alerj, que autorizava associações e centros de pesquisa a plantar, teve uma certa influência. “Certamente foi mais um elemento para convencer o juiz” acrescenta.
O projeto prevê o cultivo de 2 mil plantas, até junho de 2021, mas a Apepi pretende expandir até chegar a 10 mil mudas.
Elas irão ajudar famílias que não tem condições de arcar com os custos e de uma forma segura. Pelo fato da cannabis ser proibida no Brasil, os produtos ilegais podem ser de origem duvidosa e sem as concentrações certas de canabinóides necessários para cada condição ou patologia..
Os beneficiados serão os pacientes previamente cadastrados e com todas as orientações médicas. Hoje, a entidade tem cerca de 700 associados que já fazem o uso do fitofármaco para doenças como Alzheimer, Autismo e principalmente Epilepsia de Difícil Controle, onde o óleo de cannabis é um dos poucos remédios que realmente funcionam.
No entanto, os medicamentos são caros e por muitas vezes precisam ser importados. Por isso, a Apepi ajudava as famílias fazendo uma compra coletiva. Mas agora, a entidade prevê plantar o próprio remédio, que reduzirá bastante os custos.
Com a liminar, a associação prevê também alguns estudos científicos, que possam contribuir para o desenvolvimento das pesquisas sobre cannabis no Brasil.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
THC para animais: especialistas divergem no uso veterinário
Sem cannabis para o uso domiciliar? Entenda a decisão do STJ
Meta não liberou buscas por “cannabis” no Brasil
Comissão da Câmara aprova PL sobre CBD para pessoas com deficiência
Manifesto arrecada assinaturas para lei de cannabis no Ceará
Pirula sai da UTI e apresenta melhora após AVC
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso