Nesta quarta-feira (01) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda de mais um produto à base de cannabis nas farmácias. Esta é a oitava aprovação desde que a Resolução 327/19 entrou em vigor em março do ano passado.
Trata-se de um óleo de Canabidiol (CBD) com 23,75 mg/ml e até 0,2% de tetraidrocanabinol (THC), da empresa Verdemed, que será fabricado na Colômbia.
O produto é controlado, ou seja, só poderá ser comercializado com receita médica azul tipo B.
Este é o segundo produto aprovado pela empresa neste ano. No final de outubro, a Anvisa anunciou a aprovação do que na época foi o quinto produto feito com o extrato da planta no Brasil.
Também fabricado na Colômbia, o óleo à base de cannabis só muda a concentração, com 50 mg/ml ao invés de 23,75 mg/ml.
Além dos produtos, a farmacêutica também investe em estudos aqui. Em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a empresa iniciou um estudo sobre COVID Longa em novembro, e outro sobre Insuficiência Cardíaca.
Este é o oitavo produto aprovado desde março de 2020, quando uma resolução permitiu a venda não só de medicamentos, mas também de produtos feitos com a planta.
Contudo, ao contrário dos remédios, os produtos têm um prazo para serem vendidos nas drogarias. A farmacêutica tem um prazo de cinco anos para transformá-lo em um medicamento.
Apesar do número de aprovações, a concorrência ainda não começou. Isso porque o óleo da Prati-Donaduzzi (primeiro a ser aprovado no país), é o único efetivamente disponível nas farmácias.
Segundo um levantamento da associação BRCann, há pelo menos mais 20 pedidos de aprovação em análise pela agência regulatória.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Ministro propõe ‘mais rigor’ ao autorizar cultivo de cannabis
Dr. Cannabis ultrapassa a marca de 10 mil alunos
Espanha pretende regular a cannabis medicinal
Mato Grosso do Sul sanciona lei sobre cannabis no SUS
Estadunidenses raramente recorrem ao médico para saber sobre cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso