África do Sul aprova Projeto de Lei para uso adulto de cannabis - Cannalize
África do Sul aprova Projeto de Lei para uso adulto de cannabis

África do Sul aprova Projeto de Lei para uso adulto de cannabis

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Contudo, a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional das Províncias para ser sancionada

África do Sul aprova Projeto de Lei para uso adulto de cannabis

Nesta terça-feira (14), a Assembleia Nacional da África do Sul aprovou um Projeto de Lei para legalizar o uso pessoal de cannabis. Mas os produtos não serão vendidos, se os cidadãos quiserem usar, terão que plantar eles mesmos.

A lei para uso próprio é elaborada desde que o país descriminalizou a posse de maconha em 2018. Mas a proposta ainda precisa seguir  para o Conselho Nacional das Províncias para aprovação para de fato virar lei.

Assim como aconteceu em países como os Estados Unidos, a possível lei prevê a eliminação dos registros criminais de condenados por posse, consumo ou tráfico de maconha. 

Por outro lado, caso seja sancionado, o PL estabeleceria um precedente para o cultivo de cannabis voltado ao uso adulto em todo o continente.

Venda proibida

O membro do Parlamento da Aliança Democrática, Janho Engelbrecht, falou sobre o projeto de lei na Assembleia Nacional e destacou que as pessoas só poderão consumir cannabis de forma privada nas suas casas e que a venda continuará a ser estritamente proibida, caso a medida seja aprovada.

“Não será permitido comprar ou vender cannabis, pois vai continuar a ser uma atividade criminosa com graves consequências. Se quiser fumar, terá que cultivar”, disse Engelbrecht.

Por outro lado, a proposta não especifica a quantidade de plantas que cada pessoa poderá ter em casa. Com a venda proibida, o PL também não prevê um mercado de cannabis e nem regras para o uso medicinal. Embora o próprio governo tenha aberto uma farmácia só de cannabis no ano passado

O governo deve aprovar um projeto de lei apropriado até 28 de setembro de 2024 para finalizar o processo de reforma legislativa.

Entenda mais sobre o mercado de cannabis através do Cannabusiness! Inscreva-se gratuitamente

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas