O texto sugerido para a atualização da resolução da cannabis, estará disponível por 60 dias para consulta pública
Anvisa abre consulta pública sobre a regulamentação da cannabis
Nesta quarta-feira (26) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a abertura de uma consulta pública para que as pessoas opinem sobre possíveis mudanças na RDC 327.
Trata-se da resolução que permitiu a venda de medicamentos à base de cannabis nas farmácias mediante à receita médica. Atualmente, a RDC legisla a produção dos óleos no Brasil com matéria-prima importada e estabelece parâmetros de qualidade para a venda.
Ao todo, 36 produtos já foram regulados. A ideia é alterar a resolução lançada em 2019 e que precisava ser revista após dois anos, ou seja, em 2021. Mas isso não aconteceu.
De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, o texto ficará disponível para sugestões por 60 dias após publicação no Diário Oficial da União.
A proposta que irá para consulta pública, sugere permitir a comercialização dos medicamentos também em farmácias de manipulação. A ideia é que se possa manipular apenas o CBD (canabidiol) puro.
O texto ainda recomenda permitir o registro no Brasil de medicamentos além do óleo sublingual, como cremes, sprays e produtos administrados por via oral. E até que cirurgiões dentistas possam prescrever.
Além do mais, a proposta apresentada pelo órgão, sugere permitir publicidades direcionadas a médicos e profissionais que prescrevem.
A Anvisa ainda informou que os diretores também aprovaram a abertura de um processo regulatório para revisar a resolução RDC 660/2022, que trata da importação excepcional de produtos à base de cannabis para uso pessoal.
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Por isso, caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso