A proposta segue o mesmo padrão que vários estados já estão fazendo. Em contrapartida, Minas Gerais ainda estuda uma lei para todo o estado desde 2021
Juiz de Fora quer regulamentar a distribuição de cannabis no SUS
Um novo projeto de lei quer promover a distribuição de produtos de cannabis via SUS (Sistema Único de Saúde). Dessa vez, em Juiz de Fora, em Minas Gerais. A ideia é que os remédios estejam disponíveis nas unidades públicas do município e conveniadas.
De autoria do vereador Julinho Rossignoli (PP), a propota foi apresentada nessa segunda-feira (6) e ainda prevê que associações de pacientes autorizadas também possam produzir, distribuir e comercializar os seus produtos.
Assim como em vários estados, a prescrição deverá ser feita por um médico habilitado e deve apresentar um laudo que justifique a utilização da cannabis. Contudo, no caso de Juiz de Fora, o profissional deve atuar na rede pública.
A proposta ainda precisa passar pelas comissões e pelos vereadores para só depois ser sancionada ou não pelo prefeito.
O estado de Minas Gerais é um dos poucos que ainda não possui uma lei sobre a distribuição de produtos de cannabis pela rede pública. Problema que faz os pacientes recorrerem a associações ou à judicialização.
Há até um projeto de lei da deputada Beatriz Cerqueira (PT), que foi proposto em 2021. A ideia é que o estado forneça o tratamento com CBD (canabidiol) para pacientes com condições debilitantes, como câncer, HIV e Parkinson.
A proposta passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) no final do ano passado, mas ainda assim sofreu várias alterações pelo relator da pauta, o deputado Charles Santos (Republicanos).
A nova versão institui apenas diretrizes políticas para o incentivo à pesquisa científica sobre a cannabis. Segundo o relator, o texto original “invadia a competência privativa do Poder Executivo”. Agora, o PL é analisado pela Comissão de Saúde.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso