A ideia do Projeto de Lei aprovado em São Paulo é baratear os custos dos produtos para a rede pública
Deputados aprovam a produção de cannabis por laboratório público
Nesta terça-feira (17), parlamentares da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovaram um projeto de lei que cria o programa de produção e distribuição de medicamentos à base de cannabis pela Furp (Fundação para o Remédio Popular).
A ideia é baratear os custos para o Estado ao mesmo tempo que garante o acesso seguro ao medicamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em 2023, São Paulo aprovou uma lei sobre a distribuição na rede pública, medicamentos que são distribuídos desde junho deste ano.
“A produção de medicamentos à base de cannabis medicinal sendo realizada pela Furp irá representar uma economia exponencial, tendo em vista o alto custo desses medicamentos quando são produzidos e comercializados pelos laboratórios privados”, explica o autor do PL 954/2023, deputado Valdomiro Lopes (PSB) à Alesp.
A Furp nada mais é do que o laboratório farmacêutico do estado de São Paulo. Criada em 1968, a Furp é a maior fabricante pública de medicamentos da América Latina, responsável pela produção de dezenas de tipos de medicamentos distribuídos pelo SUS.
Com isso, o deputado Lopes considera que o laboratório é plenamente capaz de produzir os produtos à base de cannabis para atender a necessidade dos pacientes de forma eficaz e segura.
“Além disso, tem condições de produzir medicamentos de qualidade e com baixo custo, significando enorme economia de recursos públicos”, completa o deputado.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso