Caso sancionada, a proposta prevê uma multa de um salário mínimo. De acordo com o autor da lei, a medida é uma forma de “evitar a contaminação de indivíduos ‘fora de si’”.
Deputados de SC aprovam lei para multar consumidores de drogas
Foto: envatoelements
Na última terça-feira (2), os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram um projeto de lei que pune com multa de um salário mínimo o porte e o uso de drogas em ambientes públicos.
De todos os deputados que votaram, apenas um foi contra. O deputado Marquito do Psol catarinense justificou dizendo que este é um assunto de competência federal e não uma decisão do estado.
O texto deve ser sancionado nos próximos dias pelo novo governador do estado, Mauro De Nadal (MDB), que assumiu o cargo neste domingo (07).
De acordo com a proposta, o valor arrecadado , cerca de R$1.412,00 será revertido para o Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública.
“Os objetivos desta proposição são bastante simples: criar mais um meio coercitivo a fim de evitar a contaminação das ruas com indivíduos ‘fora de si’ e desorientados, facilitar o processo de limpeza dos espaços públicos e prezar pela segurança dos cidadãos catarinenses”, escreveu o autor do projeto, o deputado Jessé Lopes na justificativa.
A lei foi votada exatamente uma semana depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) descriminalizar o porte de maconha.
O uso continuará proibido em lugares públicos. Contudo, ao invés de ser indiciado, os consumidores responderão de forma administrativa.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso