Parece que a presença da plantinha no meio dos vinhedos pode dobrar o percentual de matéria orgânica e de carbono no solo
De acordo com um estudo realizado por uma consultoria agrícola na Nova Zelândia, o plantio de cânhamo entre as videiras melhorou a qualidade do vinho produzido no final da safra.
Parece que colocar a planta junto às uvas, contribui para o aumento da fixação de carbono na matéria orgânica no solo, além de aumentar a biodiversidade local e consequentemente, elevar e muito a qualidade do produto final.
Para fazer o estudo, os pesquisadores acompanharam três safras consecutivas (de 2019/20 a 2021/22) em 16 vinhedos do país. A cannabis era distribuída em linhas, no meio das videiras e semeadas anualmente sem nenhum tratamento adicional.
A análise realizada no final do estudo, em 2022, mostrou que o cânhamo como planta de cobertura auxiliou para mais do que dobrar o percentual de matéria orgânica e de carbono fixadas no solo.
A cannabis também foi útil para aumentar a presença de polinizadores e outros insetos benéficos, o que indiretamente protegeu as videiras de predadores e parasitas patógenos.
“As plantas de cânhamo não afetaram visivelmente o crescimento da videira, a nutrição, as relações hídricas, o desenvolvimento/qualidade dos frutos ou a produtividade da videira. Estes não indicam qualquer perda potencial de rendimento resultante da utilização da cannabis como cultura de cobertura ou cultura consorciada”, destaca a conclusão do estudo.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
10 anos do projeto de lei 399/15 sobre cannabis: O que mudou?
Assembleia derruba veto e garante canabidiol em Roraima
Parceria cria nota técnica para o cultivo de cannabis
Quase 3 milhões de brasileiros usam maconha no Brasil
Estudo aponta falhas na rotulagem de produtos de CBD
Médicos e dentistas criticam a ‘venda de prescrição’ de cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso