O governo tailandês removeu a cannabis de sua lista de drogas proibidas no último dia 09/06, tornando-se o primeiro país asiático a descriminalizar a maconha.
A Tailândia removeu a cannabis da lista de drogas proibidas do país na última quinta-feira. Autoridades do governo alertaram, no entanto, que a medida não legaliza a planta para uso adulto.
Sob os novos regulamentos do país, o cultivo e o comércio de maconha e cânhamo não são mais ilegais. Restaurantes e café poderão vender alimentos e bebidas com infusão de cannabis, só que a porcentagem de Tetrahidrocanabinol (THC) precisa ser igual ou menor que 0,2%.
Produtos com maiores concentrações de THC são permitidos para fins medicinais.
Anutin Charnvirakul, ministro da Saúde tailandês e vice-primeiro-ministro, disse à CNN que a legalização da cannabis ajudará a promover o crescimento e o desenvolvimento econômico da Tailândia.
Mas ele acrescentou que o uso não médico com alto teor de THC ainda não é permitido na atual descriminalização.
“É um não”, disse Anutin, referindo-se à legalização da cannabis para uso adulto. “Ainda temos regulamentos sob a lei que controlam o consumo, fumo ou uso de produtos à base de cannabis de maneiras não medicinais”.
A Tailândia está mantendo penalidades severas para o uso adulto da maconha. De acordo com a Lei de Saúde Pública do país, fumar em público pode ser punido com uma multa de cerca de US $800 e até três meses de prisão.
“Nós enfatizamos o uso de extrações e matérias-primas de cannabis para fins medicinais e para a saúde”, disse Charnvirakul. “Não houve, em momento nenhum, a discussão sobre legalizar a planta para fins recreativos”.
O ministro da Saúde também fez um alerta para os turistas que podem acreditar que a nova postura da Tailândia sobre cannabis apresenta uma oportunidade para simplesmente desfrutar da maconha.
Embora o turismo de cannabis para fins medicinais seja permitido, o uso adulto ainda não, principalmente em locais públicos.
Em 2018, a Tailândia se tornou a primeira nação do Sudeste Asiático a legalizar a cannabis para fins medicinais.
Dois anos depois, o gabinete tailândes aprovou emendas às leis de drogas do país para permitir a produção e venda para uso medicinal, incluindo flores.
No mês passado, o governo anunciou que o país removeria a cannabis de sua lista de substâncias proibidas e permitiria o cultivo doméstico de um número ilimitado de plantas para fins medicinais.
Anuntin disse que os ministérios da Saúde e da Agricultura colaborariam para distribuir um milhão de mudas de cannabis gratuitas para os moradores cultivarem em casa.
Arthur Pomares
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por café, futebol e boa música. Axé.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso