Depois de mais de cinco anos da resolução de importação em vigor, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalmente colocou “odontologia” na lista de especialidades da plataforma.
Apesar de os cirurgiões-dentistas terem autorização para prescrever produtos à base de cannabis, a atividade não constava na plataforma online.
Na hora de preencher o formulário eletrônico, a única opção que aparecia era colocar o registro profissional de médicos.
Importar cannabis não é tão simples como uma roupa ou perfume. Além da prescrição médica, é necessário uma autorização excepcional e individual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Desde que foi regulada em 2015, o número de solicitações aumenta a cada ano. Só em 2021, mais de 40 mil pessoas pediram uma autorização em 44 especialidades diferentes.
Entretanto, apesar de serem autorizados a emitir receitas, não havia a opção de colocar o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO).
De acordo com a Portaria SVS/MS nº. 344/98, restringe ao cirurgião-dentista a prescrição de substâncias e medicamentos sujeitos ao controle especial apenas para uso odontológico (artigo 38 e 55, § 1º).
Isso quer dizer que estes profissionais não podem prescrever para outras queixas que não estejam relacionadas à sua área de atuação. Contudo, não tinha como colocar a especialidade no formulário da Anvisa.
Em entrevista ao Sechat, o cirurgião-dentista Guilherme Martins relatou que o conselho do distrito federal dos dentistas protocolou uma inquisição junto à Anvisa em outubro de 2021.
Contudo, a mudança foi feita apenas nesta semana.
Agora, ao preencher o cadastro da agência, já há a opção de inserir odontologia no rol de especialidades. E até no campo em que pedia o CRM do médico, pede apenas o registro profissional.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
10 anos do projeto de lei 399/15 sobre cannabis: O que mudou?
Assembleia derruba veto e garante canabidiol em Roraima
Parceria cria nota técnica para o cultivo de cannabis
Quase 3 milhões de brasileiros usam maconha no Brasil
Estudo aponta falhas na rotulagem de produtos de CBD
Médicos e dentistas criticam a ‘venda de prescrição’ de cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso