De acordo com a análise de dados realizada pela empresa Fair Health, divulgado nesta terça-feira (27), parece que os homens abusam mais de substâncias psicoativas do que as mulheres, porém, os efeitos são diferentes.
A pesquisa também revelou que as mulheres, mesmo usando menos substâncias, têm mais chances de sofrer uma overdose. Cerca de 60% dos óbitos por overdose foram registrados em mulheres.
Para fazer a pesquisa, a marca analisou as informações do sistema de saúde privada dos Estados Unidos, entre 2016 a 2021, e revelou que cerca de 63% dos homens possuem um diagnóstico de abuso de substâncias, contra cerca de 38% de mulheres.
Foto: freepik
O levantamento ainda mostrou que em 2019, antes do início da pandemia, o maior histórico de abuso de substâncias estava relacionado ao álcool, com 47% dos casos, seguido dos opioides com 25%, e a maconha, com 10% das incidências.
Dois anos depois, as coisas parecem ter mudado um pouco.
O excesso de álcool subiu para 52% e o de cannabis também, mas para 11%.
Por outro lado, o exagero do uso de opioides diminui de 25% para 21%.
Alguns estudos têm mostrado que tanto a cannabis quanto o álcool funcionam de formas diferentes entre homens e mulheres. Parece que as diferenças biológicas influenciam nos impactos dos compostos no organismo.
Isso porque, segundo o médico Jairo Bouer em sua coluna no site UOL, as mulheres possuem menos enzimas para degradar as substâncias no fígado do que os homens.
Consequentemente, isso pode fazer com que as substâncias permaneçam mais tempo no organismo.
Portanto, o abuso, tanto do álcool quanto da cannabis, podem causar mais riscos à saúde da mulher do que a do homem, como efeitos colaterais maiores, como cirrose e até problemas cardíacos.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que poderá te orientar de forma específica e inclusive, indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Receita azul e amarela online: Como isso afeta a cannabis?
Estudo revela como os canabinoides viajam pelo cérebro
Caules de cannabis podem ser anti-inflamatórios, diz estudo
CBD reduziu dores crônicas em 98% dos casos, diz estudo
TDAH e autismo: Quais as diferenças?
Como a cannabis está transformando o tratamento epilepsia refratária
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso