Já teve aquela ideia muito boa, mas que só sendo político para conseguir seguir em frente? Já se indignou com alguma situação e percebeu que muita gente tem o mesmo pensamento? Já quis que as coisas mudassem, mas não sabia como?
Saiba que como cidadão, o seu poder democrático é muito maior do que você pensava. A sua participação política pode ser feita pelo portal E-Cidadania do Senado.
Se você é um ativista, paciente ou simplesmente simpatizante da causa canábica, não deixe de apoiar ideias legislativas, ou até mesmo propor uma.
Quando as ideias atingem os votos necessários, são encaminhadas para o Senado como Sugestões Legislativas, onde são mais uma vez votadas, e podem se tornar lei.
Atualmente existem 209 ideias sobre cannabis no portal. Elas são sobre tudo, a liberação do cultivo, uso medicinal, comercialização e por aí vai. Se quiser apoiar alguma delas, é só se cadastrar no portal.
Você também pode enviar quantas ideias você quiser, mas é importante entender que cada uma fica no ar por apenas quatro meses e precisa ter no mínimo, vinte mil votos para ser considerada Projeto de Lei ou PEC (Proposta de Emenda Constitucional).
O portal não serve apenas para criar novas leis, mas modificar outras já existentes. Depois que você envia uma ideia. Ela vai para análise e por fim, para a votação da população.
Primeiro, é importante verificar se não existe outra ideia igual a sua, ou com o mesmo conteúdo. Como as propostas precisam de 20 mil votos, apoiar e divulgar apenas uma pode centralizar esforços e fazê-la ir para frente.
Já verificou? Agora vamos lá.
Para cadastrar uma ideia é bem fácil. Basta acessar o Portal E-cidadania no Site do Senado, e fazer um cadastro, que pode ser veiculado a uma conta do Google ou Facebook.
Para apoiar algum projeto, você também precisa fazer um cadastro, que é bem simples e também pode ser veiculado com alguma conta que você já tenha. E depois, é só escolher uma Ideia Legislativa e votar com um clique.
Lembrando que uma proposta só pode ser votada uma vez por cada cidadão, mas em compensação, você pode votar em quantos projetos quiser.
Se você tem dúvidas do que pode ser enviado ou não, é só checar os termos de uso, disponíveis no site, que explicam as políticas do portal.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Como a cannabis está transformando o tratamento epilepsia refratária
CBN ou Zolpidem? Estudo compara a ação na insônia
Substância que imita a cannabis pode ser opção ao uso de opioides
Fevereiro laranja: A leucemia e o papel da cannabis no tratamento
Goiás disponibiliza R$730 mil para estudos com cannabis
A sua receita de cannabis é confiável?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso