Sem dúvidas você já ouviu falar e também já consumiu a Vitamina C. Mas existe muito mais para aprendermos sobre ela e sua importância em nosso organismo.
A vitamina C ou ácido ascórbico é um nutriente muito importante para grandes reações metabólicas no organismo.
Uma das principais funções é a produção de colágeno, que auxilia no emagrecimento, contribuindo para a queima de gorduras.
Quando ingerida, a vitamina C participa de diversas ações bioquímicas no organismo.
Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. Os seus nutrientes também contam com uma forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.
Ela é uma vitamina que não pode ser sintetizada pelos seres humanos, sendo assim, a única maneira de obtê-la é pela alimentação ou suplementos.
Seus nutrientes podem ser obtidos especialmente em algumas frutas, como a laranja, acerola, kiwi e goiaba, e verduras, como a couve e o brócolis.
Basicamente, tem como foco a concentração da produção do nutriente carnitina (substância que transporta a gordura acumulada dentro das células para ser gasta em forma de energia), queimando a gordura e gerando energia necessária para o funcionamento dos músculos e do coração.
Vitamina C + ferro: A presença dessa vitamina melhora a absorção de ferro no organismo.
Isto porque o nutriente leva à mudança do estado de oxidação do ferro de íon férrico para íon ferroso, tornando a absorção dele mais fácil.
Além disso, a vitamina C influencia no transporte e no armazenamento do ferro no organismo.
Em situações em que há carência dessa vitamina, o próprio organismo retira da pele, tornando-a vulnerável.
Quando passamos por situações de estresse físico ou emocional, aumenta mais ainda esta demanda pela vitamina C, retirando sempre primeiro da pele.
E se há falta desse nutriente, a perda de peso também se torna prejudicada, pois o organismo resiste mais a queima de gordura.
Para que ocorram problemas com a vitamina C é preciso ingerir quantidades superiores a 1 grama por dia por um longo período.
Geralmente, chegar a esses valores por meio da alimentação é muito difícil, portanto o principal problema dos excessos são os suplementos.
Alguns especialistas da saúde defendem que o excesso da vitamina C pode sobrecarregar os rins e assim aumentar as chances da pessoa desenvolver cálculos renais.
Para que o corpo se beneficie das propriedades da vitamina C, a quantidade diária recomendada para adultos é de 90 miligramas, para os homens e de 75 miligramas, para mulheres.
Vale lembrar que o consumo não deve exceder o limite de 2.000 miligramas de vitamina C por dia.
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso