• 28 de junho de 2022

Vitamina B12: O que é, de onde vem, Benefícios, Falta e Excesso no corpo

 Vitamina B12: O que é, de onde vem, Benefícios, Falta e Excesso no corpo

Se você nos acompanha, já nos viu falar sobre a vitamina C e D. Mas hoje vamos falar um pouco sobre a vitamina B12, que é tão importante quanto as outras.

Antes de tudo, é importante saber que a vitamina B12 é hidrossolúvel (solúvel na água) e ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis.

Além disso, ela também reduz o risco de danos no DNA e pode ser boa para os músculos.

Assim como outras vitaminas, ela também pode ser encontrada em alimentos, especialmente de origem animal, como peixes, carnes, ovos e laticínios.

Essa vitamina não está presente em alimentos de origem vegetal, a não ser que eles sejam fortificados com ela, ou seja, a indústria adiciona artificialmente a B12 em produtos como soja, carne de soja e cereais matinais.

No entanto, pessoas que seguem uma dieta vegana precisam estar atentas ao consumo de B12 por meio dos alimentos fortificados ou através do uso de suplementos.

Quais os benefícios que essa vitamina fornece?

Quando o assunto é vitamina, a primeira coisa que vem na cabeça é quais são os seus benefícios.

A vitamina B12 tem muitas vantagens quando consumida de forma e quantidade correta, entre eles estão: 

Ajuda na formação das células vermelhas do sangue: é essencial para a formação, integridade e maturação das células vermelhas, chamadas de hemácias. 

Na ausência deste nutriente, as hemácias aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma.

Auxiliar no sistema nervoso central: é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. 

Sem essa vitamina, a mielina (fibras nervosas) que recobre os nervos, como uma capa de proteção, sofre um desgaste, prejudicando os neurônios de nervos periféricos.

Essencial para o DNA: a ingestão de vitamina B12 pode reduzir o risco de quebras nos cromossomos levando a danos no DNA. Sofrer danos no DNA é um dos fatores de risco para o câncer.

Ajuda na prevenção da anemia megaloblástica: uma anemia caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas. 

Como a vitamina B12 ajuda na formação, integridade e maturação das hemácias, ela também pode prevenir a anemia megaloblástica.

O que a falta dessa vitamina pode causar?

A falta de vitaminas B12 pode causar diversos  problemas, levando a lesões irreversíveis no sistema nervoso, por causa da morte dos neurônios. O que provoca neuropatias. 

Como se não bastasse, sua ausência também aumenta o risco das pessoas desenvolverem depressão.

Existem outros sintomas da ausência da vitamina B12 no organismo que incluem:

  • Fadiga;
  • Falta de energia;
  • Tontura;
  • Falta de concentração;
  • Dificuldades na memória;
  • Paranoia e alucinações;
  • Pele amarelada;
  • Língua inchada e inflamada.

Existe algum perigo no excesso de vitamina B12

Geralmente, o excesso de vitamina B12 acontece por meio da suplementação, mas também pode ocorrer devido ao excesso na alimentação. 

Grandes quantidades desta vitamina podem provocar pequenas alterações no baço e também no aumento dos linfócitos (células de defesa do organismo). 

Normalmente, os problemas causados pelo excesso ocorrem quando a pessoa ingere suplementos sem orientação de algum nutricionista ou médico.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias