Vereador propõe a inclusão de matéria sobre o Sistema Endocanabinoide na UFBA

Vereador propõe a inclusão de matéria sobre o Sistema Endocanabinoide na UFBA

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O vereador defende que a inclusão da nova matéria pela universidade pode capacitar os estudantes entender sobre cannabis bem antes de exercer a profissão

Vereador propõe a inclusão de matéria sobre o Sistema Endocanabinoide na UFBA

O vereador de da capital baiana, André Varga (PV), propôs um Projeto de Indicação que inclui uma nova disciplina na grade curricular dos estudantes de saúde da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Uma matéria que fale somente do Sistema Endocanabinoide.

Trata-se de um sistema que funciona a nível molecular ajudando a restaurar a homeostase, ou seja, o equilíbrio de várias funções do organismo, como Sistema Nervoso e Sistema Imunológico. E também, por onde a cannabis trabalha. 

A sua descoberta é relativamente recente, por isso, são poucas universidades que ensinam sobre o assunto. A ideia do projeto de indicação do vereador foi feita ao reitor da UFBA, Paulo Miguez. 

Capacitar os novos profissionais

No texto, o vereador considera que vários estudos científicos têm mostrado o potencial terapêutico do Sistema Endocanabinoide para o tratamento de várias condições médicas, então a nova disciplina pode ser útil para que  “os futuros profissionais de saúde estejam bem informados sobre essas substâncias”, escreveu.

O Projeto de Indicação ainda ressalta que “ há uma demanda cada vez maior da sociedade por informações precisas sobre os usos medicinais de cannabis e do sistema endocanabinoide”.

Por isso, é necessário capacitar os novos profissionais para que eles estejam preparados para dar informações corretas sobre este sistema.

O vereador ainda ressaltou que a inclusão “pode ajudar a combater ideias preconcebidas e desinformação”.

Agora, resta esperar que o reitor acate ou não a indicação.

Legislação brasileira

No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. 

Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes. 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. 

Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect . Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas