Universidade de Londrina anuncia a criação de centro de estudos sobre cannabis

Universidade de Londrina anuncia a criação de centro de estudos sobre cannabis

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Essa não é a primeira vez que uma universidade brasileira desenvolve um polo para estudos sobre a cannabis. Porém, pode ser a primeira a ampliar as pesquisas para além do medicinal

Universidade de Londrina anuncia a criação de centro de estudos sobre cannabis
Foto: UEL/ Reprodução

Recentemente a UEL (Universidade Estadual de Londrina) anunciou que está negociando a criação de um centro multidisciplinar de pesquisas voltadas à cannabis medicinal. O projeto será em parceria com a Southern Illinois University, que fica nos Estados Unidos.

Localizada em Carbondale, sul do estado de Illinois, a universidade possui um dos mais avançados centros de pesquisa sobre cannabis do mundo. 

De acordo com o pesquisador da UEL, Claudemir Zucareli, o avanço da parceria pode, de forma pioneira, contribuir para a produção de conhecimento e tecnologias além do uso medicinal. 

“Após o protocolo de intenções, a sequência deste trabalho seria começarmos a desenvolver acordos de cooperação científica e tecnológica, com um plano de trabalho e detalhamento das ações que possam ser desenvolvidas”, adianta.

Além do medicinal, há uma grande possibilidade de que as pesquisas sejam ampliadas para outras áreas, como construção civil, indústria têxtil e produção de alimentos. 

Outras universidades

Enquanto a Universidade Estadual de Londrina estuda a criação de um centro voltado para estudos sobre canabinoides, outras entidades públicas espalhadas pelo Brasil já possuem projetos parecidos E muitas já já funcionam há um tempo. 

A USP de Ribeirão Preto, por exemplo, possui um prédio de dois andares onde funciona o Centro de Medicina Canabinoide, que estuda as propriedades medicinais do CBD (canabidiol). 

Outras instituições, como a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), que fica em Foz do Iguaçu, também possui um polo voltado a estudos com o THC (tetrahidrocanabinol). Trata-se da substância que provoca a famosa “alta” da maconha. 

Isso, fora outras instituições que possuem disciplinas ou cursos extracurriculares sobre a cannabis. 

Aprenda sobre cannabis medicinal!

A Dr. Cannabis é um portal de educação sobre a planta que pode te ajudar de várias maneiras, desde a prescrição até o funcionamento do mercado. Veja mais

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas