A criação do banco de sementes só foi possível através de um habeas corpus, concedido pela justiça após uma negação da Anvisa
UFV irá criar banco genético de cannabis
Nesta semana, a UFV (Universidade Federal de Viçosa) anunciou que trará o primeiro banco genético de cannabis do país. A ideia é coletar e classificar as variedades de cannabis disponíveis e futuramente melhorar a genética de cada uma delas.
A universidade pretende cultivar sementes que sirvam não só para o uso medicinal, mas também plantas voltadas para a extração de fibras e óleos combustíveis.
A criação do chamado Banco de Germoplasma de cannabis da UFV demorou quatro anos para virar realidade e só foi possível por meio de um habeas corpus, documento emitido por meio de uma ação judicial.
No ano passado, a UFV firmou um convênio com a empresa Cannabreed Technology Brasil Ltda. Em outubro, a universidade ainda pediu uma autorização especial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o cultivo de 5 mil pés de cannabis.
Contudo, a agência negou o pedido com a justificativa de que o tema envolve a saúde e portanto, são necessários mais estudos para a criação do banco de sementes.
“Por isso, a UFV e a empresa conveniada entraram na justiça alegando que se tratava de um banco genético, justamente para ser a fonte para futuras pesquisas”, explicou o professor do Departamento de Agronomia, Derly José Henriques da Silva, que está à frente do projeto.
Com o habeas corpus concedido, o Departamento de Agronomia autorizou, nesta segunda-feira (21), o início da construção do Banco de Germoplasma.
A obra será financiada pela empresa parceira, em uma área de quase um hectare, no Vale da Agronomia. O espaço prevê plantios realizados em solo, protegidos por equipamentos de segurança e monitoramento constante da Vigilância da Universidade
Quer aprender mais sobre o universo canábico? A Dr. Cannabis tem um acervo com dezenas de cursos sobre o assunto, que contemplam tanto profissionais da saúde quanto empreendedores que querem entrar no mercado. Clique Aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Parlamentar quer ampliar o acesso à cannabis em Sergipe
TDAH e autismo: Quais as diferenças?
Projeto quer transformar maconha em biocombustível
Tarifas de Trump aumentam o preço de cannabis nos EUA
Anvisa: Consulta pública sobre cannabis já está disponível
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso