Recentemente a Uber anunciou que permitirá que os usuários em Ontário, Canadá, façam pedidos de cannabis em seu aplicativo Uber Eats, marcando a incursão da gigante no mercado da cannabis.
Um porta-voz da empresa comunicou que o Uber Eats listará a loja Tokyo Smoke a partir de hoje (22/11).
Dessa forma, os clientes já podem fazer pedidos e retirá-lo na loja Tokyo Smoke mais próxima.
Com mais de três anos de legalização da cannabis recreativa no Canadá, o país segue adotando medidas para combater o mercado ilegal. Permitir o delivery é uma delas.
Em 2018, uma legislação canadense para a cannabis foi estabelecida para não permitir o delivery de maconha.
Mas diante da pandemia, províncias canadenses viram a necessidade de regulamentar o serviço, permitindo a entrega de cannabis por dispensários licenciados, a fim de incentivar que mais pessoas comprem maconha legal, agora com a possibilidade de receber em casa, como é o caso de Ontário.
O Ministro de Segurança Pública comentou: “Desde a legalização federal da cannabis não medicinal, temos trabalhado para apoiar uma indústria de cannabis forte e diversificada, reduzir o mercado ilícito e manter os produtos fora do alcance de crianças e jovens. Permitir a entrega direta aos consumidores não é apenas uma vantagem que os varejistas nos disseram que é vital para a viabilidade de seu setor, mas também uma forma de promover nossos objetivos de segurança pública”.
Apesar disso, as vendas de cannabis legal no Canadá irão totalizar cerca de 4 bilhões dde dólares em 2021 e devem crescer para 6,7 bilhões de dólares em 2026, de acordo com dados da empresa de pesquisa da indústria BDS Analytics. E a Uber não perdeu a oportunidade de aproveitar esse crescente mercado.
Questionado sobre a possibilidade de expansão para outras províncias canadenses, ou nos Estados Unidos, um porta-voz do Uber disse à Reuters: “Continuaremos observando as regulamentações e oportunidades de perto, mercado por mercado. E conforme as leis locais e federais evoluam, exploraremos oportunidades com comerciantes que operam em outras regiões”.
A entrada da maior empresa de transportes privados no mercado de entregas de maconha é mais um indicativo de que a o delivery é uma tendência definitiva, trazida pela pandemia.
No Brasil, o Who is Happy Delivery (Quem está feliz na entrega) foi desenvolvido para ir de encontro com essa tendência, disponibilizando o delivery de produtos head shops, growshops e tabacarias, enquanto grandes plataformas impõem restrições à venda desses produtos no país.
Muitos aguardam a legalização por aqui, para podermos receber maconha legal na porta de casa.
A Uber afirma que sua entrada no mercado de entregas de maconha no país ajudará os adultos canadenses a comprar cannabis legal e segura, ajudando a combater o mercado ilegal, que ainda responde por mais de 40% de todas as vendas de cannabis para fins recreativos no país.
Referência
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
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