Imagem: Freepik
Com informações da Cannalize
A ansiedade é um dos quadros de saúde mais pesquisados quando o assunto é cannabis medicinal. Se os estudos que vêm sendo feitos em diversos países se concretizarem, é fato que os canabinoides poderão ajudar muitas pessoas, sobretudo no Brasil.
Segundo uma pesquisa realizada na metade de 2023, a população brasileira é a que possui maior prevalência de transtornos de ansiedade. Para se ter uma ideia, quase 27% dos brasileiros já receberam diagnóstico clínico para algum tipo de ansiedade, e um terço da faixa etária de 18 a 24 anos é ansiosa.
Os estudos que buscam a relação entre a planta e os quadros ansiosos ainda não são conclusivos, porém alguns resultados encontrados até o momento são esperançosos.
Isso porque a cannabis age diretamente no Sistema Endocanabinoide, que atua diretamente no controle das emoções e de algumas funções do organismo, como fome, humor e sono. Além disso, alguns canabinoides como o canabidiol (CBD) possuem propriedades ansiolíticas.
O Sistema Endocanabinoide possui receptores que são sinalizados pelos canabinoides, produzidos pelo próprio organismo para promover o equilíbrio do organismo. A cannabis também possui essas moléculas, que trabalham de formas semelhantes às nossas.
Além do CBD, outra substância da cannabis que está sendo testada para casos de ansiedade é o tetrahidrocanabinol (THC), que é conhecido pelos efeitos psicoativos. A curto prazo, o componente pode trazer efeitos positivos nos transtornos, porém, em altas doses o coração pode bater mais rápido e os pensamentos serem prejudicados.
É importante destacar que cada pessoa possui um Sistema Endocanabinoide diferente, portanto, a forma de metabolizar os canabinoides da planta também será individual. Assim, o THC pode ser mais sensível para algumas pessoas e fundamental para outras.
Quando o THC e o canabidiol estão juntos, ocorre algo que chamamos de efeito entourage, quando um potencializa os efeitos do outro. Entenda mais no vídeo abaixo.
De acordo com uma pesquisa realizada no Brasil em 2012, o canabidiol tem propriedades ansiolíticas e é seguro não só para a ansiedade, mas também outras condições de saúde mental, como depressão e psicose.
Os resultados vão de encontro com um estudo clínico de 2004, que indicou que o componente da cannabis pode alterar algumas atividades da região cerebral, fundamentais para o controle dos processos emocionais e dos sistemas límbico e paralímbico.
Já um estudo publicado na revista científica Expert Review of Clinical Pharmacology sugere que os produtos à base de cannabis podem melhorar a qualidade de vida de pacientes com ansiedade generalizada. Um exemplo de produto para esta finalidade foi testado por pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, em 2022. Os testes apontaram que o CBD reduziu significativamente os níveis de ansiedade e trouxe melhoria no humor, no sono e na cognição dos pacientes.
Pesquisadores canadenses também realizaram um experimento com 7.362 adultos e concluíram que a planta pode ajudar diretamente nos sintomas causados pela ansiedade e pela depressão.
É importante ressaltar que mais pesquisas precisam ser feitas para comprovar a eficácia da cannabis para ansiedade e outros transtornos mentais.
A primeira etapa para começar um tratamento com cannabis sempre será passar por uma consulta com um profissional de saúde habilitado. Você sairá do consultório com a prescrição, caso esteja apto a começar essa terapêutica.
Depois disso, ainda será preciso solicitar uma autorização especial da Anvisa, caso seu produto seja importado. Este é o documento oficial para garantir que seu uso é exclusivo para fins medicinais, e com isso, permitido no Brasil.
Leia mais: Por que começar seu tratamento com cannabis em 2024?
Se você quer entender mais sobre o tratamento com cannabis e não sabe por onde começar, clique na imagem abaixo para conhecer
Jornalismo Cannect
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso