O governo tailandês removeu a cannabis de sua lista de drogas proibidas no último dia 09/06, tornando-se o primeiro país asiático a descriminalizar a maconha.
A Tailândia removeu a cannabis da lista de drogas proibidas do país na última quinta-feira. Autoridades do governo alertaram, no entanto, que a medida não legaliza a planta para uso adulto.
Sob os novos regulamentos do país, o cultivo e o comércio de maconha e cânhamo não são mais ilegais. Restaurantes e café poderão vender alimentos e bebidas com infusão de cannabis, só que a porcentagem de Tetrahidrocanabinol (THC) precisa ser igual ou menor que 0,2%.
Produtos com maiores concentrações de THC são permitidos para fins medicinais.
Anutin Charnvirakul, ministro da Saúde tailandês e vice-primeiro-ministro, disse à CNN que a legalização da cannabis ajudará a promover o crescimento e o desenvolvimento econômico da Tailândia.
Mas ele acrescentou que o uso não médico com alto teor de THC ainda não é permitido na atual descriminalização.
“É um não”, disse Anutin, referindo-se à legalização da cannabis para uso adulto. “Ainda temos regulamentos sob a lei que controlam o consumo, fumo ou uso de produtos à base de cannabis de maneiras não medicinais”.
A Tailândia está mantendo penalidades severas para o uso adulto da maconha. De acordo com a Lei de Saúde Pública do país, fumar em público pode ser punido com uma multa de cerca de US $800 e até três meses de prisão.
“Nós enfatizamos o uso de extrações e matérias-primas de cannabis para fins medicinais e para a saúde”, disse Charnvirakul. “Não houve, em momento nenhum, a discussão sobre legalizar a planta para fins recreativos”.
O ministro da Saúde também fez um alerta para os turistas que podem acreditar que a nova postura da Tailândia sobre cannabis apresenta uma oportunidade para simplesmente desfrutar da maconha.
Embora o turismo de cannabis para fins medicinais seja permitido, o uso adulto ainda não, principalmente em locais públicos.
Em 2018, a Tailândia se tornou a primeira nação do Sudeste Asiático a legalizar a cannabis para fins medicinais.
Dois anos depois, o gabinete tailândes aprovou emendas às leis de drogas do país para permitir a produção e venda para uso medicinal, incluindo flores.
No mês passado, o governo anunciou que o país removeria a cannabis de sua lista de substâncias proibidas e permitiria o cultivo doméstico de um número ilimitado de plantas para fins medicinais.
Anuntin disse que os ministérios da Saúde e da Agricultura colaborariam para distribuir um milhão de mudas de cannabis gratuitas para os moradores cultivarem em casa.
Arthur Pomares
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por café, futebol e boa música. Axé.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Ministro propõe ‘mais rigor’ ao autorizar cultivo de cannabis
Dr. Cannabis ultrapassa a marca de 10 mil alunos
Espanha pretende regular a cannabis medicinal
Mato Grosso do Sul sanciona lei sobre cannabis no SUS
Estadunidenses raramente recorrem ao médico para saber sobre cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso