• 27 de junho de 2022

Spray de cannabis: o que é, para o que serve e quais os benefícios

 Spray de cannabis: o que é, para o que serve e quais os benefícios

Woman spraying breath freshener

Os produtos canábicos são comercializados de diferentes formas, uma delas, por um spray. Mas você sabe para o que ele serve? 

 

A cannabis é encontrada de várias formas dentro do seu fim medicinal. Óleos, tinturas, pílulas, vaporizadores e comprimidos, são alguns exemplos da grande variedade de produtos feitos à base da planta. 

Um que vem ganhando espaço no meio é o spray de cannabis, que inclusive, já tem medicamentos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Mas afinal, o quanto você conhece sobre esse produto? 

O que é? 

O spray é mais uma forma de utilizar os compostos da planta. A sua aplicação é via oral, através de um borrifador. 

A composição varia conforme o produto. O Nabiximol e o Mevatyl, por exemplo, apresentam taxas de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC). Já outros, são feitos somente a partir do primeiro canabinoide

Apesar dos seus benefícios, ele ainda não figura entre os tratamentos canábicos mais comercializados. 

Para o que serve? 

Para cada caso, é recomendado o uso de determinado tipo de produto canábico. Os sprays, costumam ser utilizados nos seguintes tratamentos: 

  • Convulsões 

A cannabis é usada para tratar crises convulsivas. Isso porque, ela reduz a ação de células presentes no cérebro, responsáveis pela inflamação e lesão cerebral no pós convulsão

  • Espasticidade

A espasticidade é um distúrbio que é muito comum após sofrer lesões congênitas ou neurais. Ela pode causar dores, deformações e dificuldades em sistemas básicos do corpo humano. 

Apesar dessas doenças neuro motoras não terem cura, os sintomas acarretados por elas podem ser amenizados. Esse é justamente o papel da cannabis, que tem nos seus sprays, o tratamento mais eficaz para essa condição. 

  • Parkinson 

O uso do spray canábico ajuda a amenizar os sintomas causados pelo Parkinson, principalmente pela eficácia no tratamento de distúrbios motores. 

A cannabis, comprovadamente, diminui a ação de complicações como tremores, rigidez muscular, humor, sono, psicose e ansiedade, ocasionados pela presença da condição. 

  • Ataxia 

Outra situação envolvendo um problema motor. A ataxia é o desequilíbrio da coordenação dos movimentos, causado por danos nos cérebros, músculos ou nervos. 

Justamente pela capacidade de agir no combate aos sintomas de problemas motores, os tratamentos com cannabis são recomendados para essa condição, sendo realizados, em muitos casos, através dos sprays. 

Quais são os benefícios? 

Os tratamentos com a erva, em geral, são benéficos para os pacientes, muito pela sua eficácia e por não causarem tantos efeitos colaterais, ao contrário da utilização dos remédios mais convencionais. 

Além desses fatores, o spray de cannabis fornece vantagens também perante a outros produtos canábicos. 

Segundo a médica Vanessa Matalobos, um dos grandes diferenciais do spray é a sua rápida absorção, que agiliza a ação do composto no corpo e prolonga os efeitos indesejáveis do THC. 

Spray x outros medicamentos 

Os medicamentos alopáticos, que produzem efeitos contrários aos causados por alguma doença, são os mais utilizados em diversos tratamentos. O uso medicinal da cannabis, no entanto, pode ser uma alternativa interessante. 

Como já dito, os produtos canábicos não causam tantas complicações como esses remédios. Isso é importante para livrar o organismo de consequências indesejáveis, que podem gerar outros problemas para o corpo. 

A médica  ressalta a diferença da ação dos compostos no corpo quando um ser humano passa por uma crise aguda. Segundo ela, o efeito quase imediato do spray, possibilita melhores recuperações dos pacientes. 

Como comprar 

Os compostos canábicos podem ser adquiridos em farmácias, por importações ou através de associações, sempre após realizar uma consulta com um médico prescritor. 

No caso dos sprays, as opções ainda são restritas. O Mevatyl e o Nabiximol, ambos utilizados no tratamento de Esclerose Múltipla, são alguns dos exemplos disponíveis. 

No entanto, esses compostos não são baratos. Dependendo da concentração, os seus preços podem chegar até R$2.800 por frasco. 

Segundo a resolução nacional atual, para comprar algum produto canábico, é necessário uma prescrição de um médico especializado e uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Para entender melhor sobre esse processo, clique aqui

Gustavo Lentini

Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por futebol e pela comunicação.

Mais Notícias