×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Colunas

Sonhar é preciso



19/10/2024


“Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes são limitados por realidades óbvias. Precisamos de homens e mulheres que sonham com coisas que nunca existiram e perguntam: por que não?”

Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Sonhar é preciso

A compreensão da cannabis medicinal, sua utilização como medicamento e suas inúmeras aplicações terapêuticas  são de extrema importância. Por se tratar de um assunto controverso, estudos baseados em evidências científicas, respaldados por pesquisas clínicas adquirem importância extraordinária.

O resultado de todas essas pesquisas, não deixam margem de dúvidas, manipulações ou distorções. Como pesquisador tenho estudado e pesquisado a cannabis medicinal e posso afirmar seus benefícios inquestionáveis.

Contra a ciência não há argumentos

Não existe espaço para preconceitos, Fake News ou desinformação, pois trata-se de ciência e ciência milenar. Além disso, sempre tive como missão melhorar a qualidade de vida dos pacientes e nada me deixa mais feliz em saber que a regulamentação da cannabis medicinal no Brasil está avançando rapidamente, beneficiando milhares de pacientes.

Uma pesquisa realizada na Biblioteca Nacional de Ciência dos Estados Unidos, utilizando-se a palavra-chave cannabis, mostrou que existem mais de 45 mil estudos, a maioria publicados nos últimos anos.

Todas essas pesquisas comprovam o seu valor terapêutico em várias enfermidades como epilepsia, esclerose múltipla, dor crônica, câncer, doenças autoimunes, doenças neurológicas, entre outras.

Além disso, agências regulatórias em todo o mundo têm aprovado o seu uso. Desse modo, dizer que não existem trabalhos científicos ou evidências clínicas que comprovam sua eficácia, demonstra clara falta de conhecimento sobre o assunto. 

Foco na cannabis medicinal

Portanto, a educação médica continuada é fundamental para dividir informações científicas importantes, muitas delas desconhecidas para a maioria do público leigo.

O enfoque é na cannabis medicinal exclusivamente como tratamento.

Discussões sobre o uso de cannabis recreativa, seu cultivo e comercialização não é nosso objetivo.

A descoberta do sistema endocanabinoide, por volta da década de 1990, deu grande importância científica ao mecanismo de ação da cannabis medicinal. Saber que nós humanos produzimos cannabis no nosso organismo foi uma grande surpresa para a comunidade científica.

Sem negacionismo

Independentemente da percepção e do ponto de vista de cada um, negar ou desconsiderar a importância desta extraordinária planta na vida de pessoas que necessitam dela e no sistema de saúde do país é simplesmente irracional!

Os médicos devem ser treinados, informados e capacitados para utilizar essa importante opção terapêutica.

Foram milhares de anos de experiência epigenética em que não apenas nós humanos alteramos o genoma da planta, mas ela também provavelmente modificou o nosso.

Sobre as nossas colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Mario Grieco

Médico, especialista em medicina interna e medicina do trabalho, também é pesquisador de Cannabis Medicinal e Fellowship em Internal Medicine nos EUA, onde viveu por 20 anos, obteve a certificação ECFMG. Além do trabalho como pesquisador, é colaborador do ambulatório do hospital das clínicas na faculdade de medicina da USP e professor do curso de pós-graduação lato sensu em Cannabis Medicinal na Ânima-Inspirali. Foi presidente de seis empresas e atualmente é diretor da clínica Cannabis Care. Considerado um dos 20 líderes mais influentes da América Latina no campo de longevidade, recebeu vários prêmios nos Brasil e nos EUA e publicou seis livros, entre eles "Cannabis Medicinal Baseado em Fatos" e "Cannabis medicinal: fatos ou mitos?"