No final deste mês, o Senado irá votar um Projeto de Lei que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos e medicamentos que não estão previstos no rol de procedimentos da ANS (Agência de Saúde Suplementar). Essa ação pode incluir os tratamentos com produtos à base de Cannabis.
Depois que o STJ (Superior Tribunal Federal) entendeu que a lista é taxativa, ou seja, restrita, abrindo respaldo para negar atendimentos e até pedidos de ações judiciais.
A informação divulgada ainda nesta semana pela presidência da casa é a de que a pauta será debatida no dia 23 de agosto e pode ser votada até o fim do mês.
O texto, que também passou pela Câmara dos Deputados, terá o senador Romário (PL-RJ) como relator. Que inclusive, já se posicionou a respeito nas redes sociais.
“Vamos dar a máxima urgência nesse relatório para que possamos fazer uma discussão necessária a favor de um atendimento justo por parte dos planos de saúde. Meu compromisso é com a saúde das pessoas”, afirmou Romário pelo Twitter.
O assunto ganhou urgência justamente por causa da decisão do STJ em junho. A mudança provocou insegurança em pacientes e familiares que precisam de outras opções médicas, mas não podem custear, como é o caso dos produtos à base de cannabis.
Dessa forma, houve uma pressão dos congressistas para a votação do projeto de lei.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico que poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Fapeg abre edital para pesquisas com cannabis
EUA pode eliminar exames de cannabis para cargos públicos
Deputada denuncia descumprimento de lei sobre cannabis no ES
Empresa canábica representará o Brasil em feira mundial
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso