Na última parte do ano a Cannalize mudou de cara. E ainda teve a Expocannabis, uma demonstração do gigante potencial da plantinha no Brasil
É dezembro e nós estamos em ritmo de retrospectiva. 2023 foi um ano bem cheio, então dividimos nossa lista em três partes. Estamos na terceira e última parte. Quer ler o restante? A parte 1 está aqui, e a parte 2 está aqui. Desta vez vamos falar a partir de setembro.
As coisas começaram a se acalmar em setembro, com a Expocannabis. A feira estreou no Brasil em São Paulo e é claro que a Cannalize participou – de cara nova, inclusive. Além dos shows, palestras, e vários estandes de marcas canábicas, o evento foi mais uma oportunidade para apresentar o cânhamo como uma cultura agrícola possível.
Na reta final de 2023, deu pra perceber a dimensão que o assunto “cannabis” ganhou este ano. Uma grande análise da Cannalize mostrou como o mercado canábico pode dar bilhão e como o Brasil pode abocanhar uma fatia deste bolão.
Além disso, uma pesquisa apontou que um quinto dos brasileiros já tiveram contato com maconha, o Ministério Público se posicionou a favor do cultivo de cannabis por associações e até o Craque Neto se declarou como paciente de cannabis. Triste mesmo foi a despedida de Tássio Bacelar e a postura negacionista do Senado..
Em novembro, o Anuário da Kaya Mind trouxe mais estatísticas otimistas: a quantidade de pacientes de cannabis aumentou 130%, sendo 4x mais procura em farmácias, além de R$40 milhões em gastos com cannabis pelo SUS. É ou não é um negócio que pode ir além?
Pra fechar com chave de ouro, nosso Cannabusiness trouxe muito conhecimento sobre o mercado da cannabis, com presenças ilustres como o Luís Maurício, do Natiruts. Outro evento que chamou a atenção foi a inauguração do Dispensár.io, uma loja especializada em disseminar a cultura canábica em São Paulo.
Neste ano, também descobrimos que os brasileiros compraram mais de 360 mil produtos de cannabis. E até os pedidos na justiça para cultivar cannabis também cresceram. O estado de São Paulo finalmente regulamentou a lei sobre cannabnis no SUS e lá nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden perdoou condenados por porte e uso de maconha.
Chegamos ao fim da retrospectiva! Se por um lado o ano de 2023 foi desafiador, por outro estamos mais fortes rumo ao futuro. Obrigado por acompanhar a Cannalize! Você faz parte da nossa história! Feliz ano novo!!
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Abicann propõe a criação de um Sandbox sobre cannabis
Ucrânia aprova lista de condições para uso de cannabis
STJ concede HC para associação de cannabis pela primeira vez
Kamala Harris lança plano nacional de legalização da maconha
STF pode decidir sobre a cannabis em farmácias de manipulação
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso