Mercado britânico de cannabis cresce graças ao setor privado

Mercado britânico de cannabis cresce graças ao setor privado

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O motivo está no alto índice de prescrição privada. Relatório aponta cerca de 63 mil pacientes usando cannabis medicinal por lá

Mercado britânico de cannabis cresce graças ao setor privado

Com informações de Business of Cannabis

Até o final de 2024, por exemplo, 62.960 pacientes devem usar cannabis medicinal no Reino Unido, gerando 240 milhões de euros em vendas, o que significa que o paciente médio de cannabis medicinal no Reino Unido consumirá 3.811 euros em cannabis medicinal por ano, ou 318 euros por mês.

Os números devem superar a Alemanha, com o maior mercado de cannabis medicinal e população de pacientes da Europa, onde a projeção é que o paciente gaste em média 1.563 euros por ano em cannabis medicinal, ou 130 euros por mês.

Essas descobertas foram publicadas em maio, em um novo relatório da Prohibition Partners, empresa de dados e inteligência de cannabis com sede no Reino Unido.

Segundo Stephen Murphy, cofundador e CEO da Prohibition Partners, o alto volume de compra se deve a um abastecimento imperfeito: “devido às restrições e custos da cadeia de suprimentos, os pacientes muitas vezes optam pelo volume em vez da frequência.”

Clínicas privadas impulsionam o crescimento

Outro fator de impulsionamento importante é o alto índice de prescrição médica privada.

No Reino Unido, a cannabis é legalizada desde novembro de 2018 e está disponível mediante receita médica do serviço público de saúde, no entanto, o acesso dos pacientes à cannabis medicinal no Reino Unido é quase exclusivamente facilitado por clínicas privadas.

Essas clínicas são fornecidas por grandes distribuidores de cannabis medicinal. Á Business of Cannabis, o CEO da Curaleaf Laboratories, Jonathan Hodgson, disse: “O início de 2024 já mostrou um tremendo nível de crescimento, com um número recorde de clínicas privadas do Reino Unido agora fornecendo tratamento de cannabis medicinal por custos de consulta mais baixos do que nunca.”

Além disso, o relatório analisa que os incentivos financeiros dentro do sistema são voltados para altos volumes de prescrição, ao contrário da Alemanha, onde pelo menos 50% dos pacientes têm seus custos de cannabis medicinal reembolsados sob a saúde pública.

Leia também: Número de pacientes canábicos cresce 130%, mas a distribuição ainda é desigual

No Brasil, uma estimativa da Kaya Mind do ano passado apurou que, até o final de 2023, contava-se cerca de 430 mil pacientes de cannabis medicinal, mais que o dobro que em 2022.

Ser um paciente de cannabis é mais simples do que se imagina. Tire suas dúvidas sobre cannabis medicinal!

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas