Desde que Anton Harb Jr. voltou dos campos de batalha do Oriente Médio, onde lutou na Operação Iraqi Freedom, em 2005, ele travou um tipo diferente de batalha: o TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático).
Mas não é uma guerra que ele luta sozinho.
Até 20% dos veteranos que serviram no conflito militar foram, desde então, diagnosticados com TEPT, de acordo com o Centro Nacional para TEPT do Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos.
Contudo, parece que Harb está melhor e, agora, aguarda a organização sem fins lucrativos Hero Project USA para ter acesso gratuito a algo que o ajudou desde seu diagnóstico: a maconha.
O residente de Macomb Township, de 40 anos, ajudou a criar o programa Veteran Compassion Care, com lançamento previsto para janeiro.
A instituição oferece produtos gratuitos de maconha para 25 veteranos selecionados com TEPT ou lesões cerebrais traumáticas.
Harb não usou maconha até os 30 anos, somente depois que ela já havia sido legalizada para uso medicinal em Michigan.
Depois da experiência, ele acredita que isso o ajudou física e emocionalmente e quer que outras pessoas tenham acesso aos mesmos benefícios.
O Hero Project USA liga uma rede de dispensários licenciados, lojas de varejo, processadores e produtores que doarão tempo e maconha para o projeto.
Os planos iniciais envolvem a criação de caixas de presente com produtos à base de maconha, como comestíveis, produtos para vaping e flores para fumar, além de outros itens feitos com a planta que podem ser retirados gratuitamente para veteranos em locais de varejo designados a cada duas semanas.
A princípio, os produtos serão distribuídos uniformemente para todos os participantes.
Harb fala sobre o número inicialmente pequeno de destinatários. Mas não vai parar por aí. Ele ainda prevê que o programa atenda a centenas de veteranos.
Harb disse que há algumas barreiras ao uso de maconha por veteranos. Um é o custo, o outro é o medo.
Harb ainda disse que viu casos em que pacientes de admitiram usar ou testar positivo para uso de maconha e tiveram acesso a outras drogas prescritas cortadas.
Ele quer reduzir o estigma do consumo de cannabis por veteranos, que a usam para tratar necessidades médicas legítimas, como dor crônica, insônia, ansiedade e perda de apetite. Além de aumentar o acesso, superando as barreiras econômicas que alguns veteranos enfrentam.
Harb foi dispensado do serviço militar em 2007. Como um oficial de artilharia de campanha que dormia perto de “poços de queima” no deserto, inalando fumaça tóxica emitida por montes de lixo em chamas, ele sobreviveu a um câncer testicular em 2011 que ele atribui, em parte, à contaminação.
Ele quase foi roubado e morto enquanto fazia uma compra de drogas e armas como um agente secreto do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) de Detroit em 2014.
Também tentou o suicídio em 2016 ao ingerir uma quantidade potencialmente mortal de comprimidos prescritos a ele por um médico do Departamento de Assuntos de Veteranos (VA) dos EUA.
Incapacitado devido ao TEPT, Harb disse que os hospitais de Assuntos dos Veteranos tendem a tratar pacientes com opiáceos poderosos ou outros narcóticos que podem causar danos maiores por meio de efeitos colaterais, incluindo dependência e, em alguns casos, ideação suicida.
Os veteranos já têm 50% mais chances de morrer de suicídio do que os norte-americanos que não servem no exército, de acordo com o relatório Nacional de Prevenção ao Suicídio de Veteranos de 2021.
“Ver marcas em todo o estado se aproximarem rapidamente é incrível”, disse a diretora da Canna Social Equity Foundation, Connie Maxim-Sparrow.
A Dr. Cannabis, vertical de educação do Grupo Cannect, está participando da GreenWeek, oferecendo descontos de até 52% em cursos de formação para profissionais da saúde e público em geral, além empreendedores do mercado canábico. Aproveite! Os cursos são online. Inscreva-se agora.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso