O estudo mostrou que mais de 1.700 pacientes substituíram medicamentos tradicionais por cannabis medicinal e relataram melhora significativa nos sintomas
Um estudo recente mostrou que quase dois terços de pacientes com doenças reumáticas nos Estados Unidos e Canadá trocaram medicamentos tradicionais, como anti-inflamatórios e opioides, pela cannabis medicinal.
A pesquisa, publicada na revista ACR Open Rheumatology, foi liderada por Kevin F. Boehnke, PhD, da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan. Ela indica que essa substituição está associada a uma melhora significativa nos sintomas relatados pelos próprios pacientes.
Realizado com mais de 1.700 pacientes, o estudo mostrou que aqueles que substituíram medicamentos por cannabis medicinal relataram menos efeitos colaterais e melhor controle da dor, rigidez, espasmos musculares e inflamação.
Além disso, houve um aumento na sensação de bem-estar geral. Os métodos de consumo mais comuns foram a inalação (fumar ou vaporizar), e a preferência era por produtos com alto teor de THC (tetrahidrocanabinol), o principal composto psicoativo da cannabis.
Os motivos mais comuns para a troca de medicamentos foram a busca por menos efeitos colaterais e um melhor controle dos sintomas. Os autores do estudo destacam que a mudança na legislação sobre a cannabis nos últimos anos permitiu uma maior abertura para o uso medicinal, incentivando mais pessoas a experimentarem essa alternativa.
No entanto, os pesquisadores ressaltam que o estudo tem algumas limitações. A natureza transversal da pesquisa não permite estabelecer uma relação de causa e efeito entre o uso da cannabis e a melhora dos sintomas.
Além disso, a amostra do estudo era composta principalmente por mulheres brancas mais velhas, o que pode limitar a generalização dos resultados para outros grupos demográficos.
Apesar dessas limitações, os resultados do estudo são promissores e indicam a necessidade de mais pesquisas para confirmar os benefícios da cannabis medicinal no tratamento de doenças reumáticas.
Os autores concluem que, embora os resultados sejam encorajadores, são necessários estudos mais rigorosos para estabelecer evidências sólidas e generalizáveis.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Redação
A redação Cannalize é formada por jornalistas e tradutores capacitados a fazer a melhor curadoria de informação para alimentar o maior portal de Cannabis Medicinal do Brasil.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso