• 20 de outubro de 2020

Óleo de canabidiol será testado contra Coronavírus

 Óleo de canabidiol será testado contra Coronavírus

Depois do teste observacional a associação pretende aprofundar os estudos em parceria com universidades.

A Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) vai testar canabidiol em 40 médicos com suspeita de COVID-19 ou já infectados. O objetivo é realizar um estudo para saber se o óleo pode ter alguma eficácia contra o vírus.

A iniciativa veio do presidente da associação, Cassiano Teixeira, que destacou que há comprovações científicas da existência de broncodiladores e anti-inflamatórios na cannabis. A instituição espera poder testar o canabidiol também em enfermeiros e pacientes com suspeitas.

Depois do teste observacional a associação pretende aprofundar os estudos em parceria com universidades.

O grupo de médicos foi divido em dois. Um deles vai receber o óleo de cannabis, prescrito pelos profissionais da Abrace, e o outro grupo, um placebo, onde nenhum deles vai saber qual recebeu. A distribuição gradual já está sendo feita e associação já espera realizar mais pesquisas com o apoio de universidades após os resultados.

A Abrace é a única no país com autorização para plantar cannabis com fins medicinais. Ela distribui óleo de canabidiol para famílias que necessitam do remédio para o tratamento das mais diversas doenças.

Os frascos que estão sendo entregues para o experimento, concentram 2% de canabidiol. Se tiverem uma boa resposta, poderá servir de grande ajuda na luta contra pandemia, uma vez que a hidroxocloroquina, remédio contra a malária que  usado em pacientes em estado grave de COVID-19, apresenta uma série efeitos colaterais e falta de testes efetivos.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias