Ohio adia votação sobre a legalização da cannabis para 2023

Ohio adia votação sobre a legalização da cannabis para 2023

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O estado norte-americano pode ser mais um a liberar o uso recreativo da erva no país. Entretanto, a proposta ficará para o ano que vem. 

 

Na última sexta-feira (13), o estado de Ohio, localizado no centro-oeste dos Estados Unidos, adiou para 2023 a votação sobre a legalização da cannabis para fins recreativos. 

A decisão ocorreu após um acordo entre ativistas do tema e as autoridades locais, que retirou a necessidade de coletar novamente as assinaturas de eleitores que aprovaram o projeto. 

“Isso garante a validade das assinaturas que já coletamos, e temos um caminho muito mais claro se tivermos que chegar à votação no próximo ano” comentou Tom Haren, porta-voz da coalizão. 

Somente em 2022, os organizadores da proposta receberam o visto de mais de 140.000 apoiadores da ideia. 

O projeto 

“Coalition to regulate marijuana like alcohol”. É desta forma que os defensores definem o projeto da legalização, em alusão às liberdades existentes para o uso de bebidas alcoólicas. 

Caso seja aprovada, a proposta irá permitir que adultos com ao menos 21 anos possam comprar até 2,5 onças de cannabis e 15 gramas de concentrados da erva. 

A liberação também inclui outras medidas, como a autorização para os habitantes de Ohio cultivarem até seis plantas de cannabis em casa, com o limite de até 12 por família. 

Em relação ao comércio, seria estabelecido um imposto de 10% do valor das vendas dos produtos canábicos.

A arrecadação seria utilizada para administrar o projeto e os dispensários recreativos da planta, localizados em pequenas vilas e cidades do estado. 

Além disso, a ideia também é financiar programas voltados para tratar da desigualdade social, do desemprego e da dependência química. 

Conflito com políticos 

No começo do mês, ativistas canábicos de Ohio entraram com uma ação contra os principais líderes republicanos do estado. 

A alegação foi de que os políticos estavam tentando impedir a votação sobre a legalidade da erva para fins recreativos, prevista anteriormente para novembro deste ano. 

O intuito dos governantes era impedir que a pauta fosse votada em 2022 e que as assinaturas do projeto fossem refeitas para a nova data. 

Como conclusão, ambas as partes se acertaram após o novo acordo. A votação será prolongada, porém não será necessário coletar novamente as assinaturas. 

Legalização nos EUA

No momento, existe um projeto em pauta que visa a legalização da cannabis para todos os fins nos Estados Unidos

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e seguiu para o julgamento no Senado. Entretanto, apesar da grande expectativa, ainda não há definição sobre o tema. 

Até agora, 18 estados permitem o uso medicinal da cannabis, enquanto sete o uso recreativo.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas