• 25 de junho de 2022

O uso da cannabis pode diminuir o consumo de opioides?

 O uso da cannabis pode diminuir o consumo de opioides?

Atualmente, sabemos que a cannabis pode ser usada para tratamento de diversas condições, mas usá-la reduziria o consumo abusivo de outros medicamentos, como os opioides? Vamos descobrir.

Na última semana , um estudo foi publicado na revista Systematic Reviews, onde foi descoberto que os pacientes com dor crônica que usam cannabis, além de medicamentos farmacêuticos, mostraram uma diminuição no uso de opioides e tiveram menos frequência na ida ao pronto-socorro.

Durante a análise, pesquisadores associados à Escola de Saúde Pública Mel e Enid Zuckerman da Universidade do Arizona procuraram em bancos de dados online pesquisas originais feitas para estudar os efeitos do uso de cannabis medicinal como terapia para pacientes que usam opioides para tratar dor crônica.

Foram selecionados cerca de 2.440 textos completos de nove estudos para inclusão na revisão. Esses estudos selecionados envolveram 7.222 participantes com dor crônica, muitos dos quais foram capazes de reduzir ou eliminar o uso excessivo de opioides com cannabis medicinal.

Os especialistas documentaram “houve uma redução muito maior na dosagem de opioides, diminuição nas visitas ao pronto-socorro e internações hospitalares por dor crônica, para os consumidores de cannabis medicinal, em comparação com pessoas que não usavam. Houve também redução de 64% a 75% na dosagem de opioides e interrupção completa do uso de opioides em 32% a 59%, dos consumidores, quando comparados aos pacientes que não faziam o uso da cannabis.”

Muitos defensores e pesquisadores há muito tempo consideram a cannabis uma alternativa mais segura, comparado com os analgésicos tradicionais, que são conhecidos por levar a vícios de longo prazo, e até mortais, em pacientes que estão tratando a dor.

Um estudo feito separadamente publicado no final do ano passado na “PLOS Medicine” descobriu que pessoas que usavam cannabis diariamente eram 50% menos propensas a usar opioides todos os dias. 

“Observamos uma associação negativa independente entre o uso frequente de cannabis e o uso frequente de opioides ilícitos entre pessoas que usam medicamento para dor crônica”, afirma estudo.

O uso abusivo de opioides se tornou uma epidemia nos Estados Unidos, fazendo com que os médicos que prescrevessem analgésicos em excesso. De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas, mais de 130 pessoas morrem todos os dias nos Estados Unidos por overdose de opioides.

Além de diminuir as chances dos analgésicos como tratamento, a cannabis também pode servir como um método eficaz para livrar as pessoas do vício, o que em alguns estados é uma condição de qualificação para a prescrição de cannabis medicinal.


Referências

  • High Times

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias