Uma das dúvidas frequentes de quem planta cannabis é se o solo pode ser reutilizado. A resposta é sim e não. Entenda.
Cultivar cannabis não é barato. Envolve a importação de sementes, compra de equipamentos, solo de qualidade e até um ambiente controlado, para uma quantidade de canabinoides desejada.
Por isso, qualquer chance de economizar pode fazer toda a diferença no final no bolso do paciente, que com toda certeza já possui outros gastos.
Alguns estudos demonstram que o cultivo de cannabis pode ser útil para limpar a terra, inclusive, foi usado em Chernobyl. Então, será que é possível reutilizar o solo usado pela própria cannabis?

Reutilização da terra
A resposta é sim. O solo pode ser utilizado mais de uma vez.
Mas antes, deve seguir uma série de etapas para que possa ser reutilizado com qualidade, como por exemplo:
- Mantenha a terra saudável. Tente manter a atenção a terra utilizado em todos os estágios de plantio, para mantê-lo saudável e utilizá-lo mais de uma vez.
- Lave as raízes. Uma das primeiras coisas a fazer para recuperar a terra é realizar a lavagem das raízes da cannabis. Isso ajuda a reduzir a concentração de minerais e substratos da planta.
- Retire as raízes mortas. É importante retirar tanto raízes mortas quanto outras matérias orgânicas.
- Recupere a vida do solo. Outro ponto importante, é manter a terra saudável para o desenvolvimento das plantas. Para isso, é necessário acrescentar uma fonte de vida, que garanta nutrientes para as plantas durante o seu ciclo.
- Mais de uma muda. O cultivo de mais plantas ajuda a manter o solo saudável, e nem precisa ser necessariamente cannabis. Plantas como a alfafa, por exemplo, podem auxiliar neste processo. Contudo, elas precisarão de um espaço maior para crescer.
- Adicione mais de solo. Durante todos estes processos, é natural que o vaso perca um pouco de terra. Por isso, é preciso acrescentar um pouco mais.
Quando não utilizar o solo?
Embora a cannabis tenha a fama de resistente, é necessário se atentar em trocar todo o solo em situações como:
- Pragas. O ataque de pragas ou infecções nas plantas pode e vai contaminar o solo, por isso, a terra não será adequada para uma nova muda.
- Próximo ciclo. O aconselhável é pensar em reutilizar o solo no próximo cultivo de cannabis. Isso porque você estará ciente de todos os cuidados que precisa ter com o solo antes de utilizá-lo.
- Certifique que ele está em boas condições. Se você perceber que ele não está bem, mesmo com todos os cuidados, não se arrisque. A aparência da terra pode mostrar se ele está em boas condições para ser reutilizado.
É importante ressaltar que o cultivo de cannabis é proibido no Brasil, salvo por meio da judicialização para fins estritamente medicinais. Saiba mais sobre isso aqui.