• 24 de junho de 2022

O que significa 420 e qual a relação com a maconha?

 O que significa 420 e qual a relação com a maconha?

Você já se perguntou por que os três números são tão usados pelas pessoas que consomem maconha? Saiba que hoje ele simboliza tanto um horário quanto uma data.

O número 420 se tornou um símbolo da maconha por todo o mundo, primeiro nos Estados Unidos e depois se espalhando para outros países. Muitas pessoas hoje em dia separam o horário das 4h20 (ou 16h20), para o uso recreativo. Mas como começou?

 A origem não é nova, foi comecinho da década de 1970, quando passou a ser usado como um “código” para estudantes do ensino médio na Califórnia, nos Estados Unidos. Cinco alunos de San Rafael encontraram um mapa feito a mão de uma suposta plantação de maconha em Point Reyes, perto de San Francisco.

4h20 foi o horário estabelecido para começar a expedição em busca dos pés de maconha. Os alunos nunca os encontraram, mas a hora ficou marcada na vida deles por muito tempo.

Desde então, os cinco estudantes passaram a usar o número 420 como senha para combinar encontros e fumar a erva. O número ficou conhecido pelos amigos dos amigos, e depois os amigos dos amigos dos amigos, até se espalhar por toda a região.

Influência

A senha chegou até em uma banda de rock do estado, chamada Grateful Dead e consequentemente foi parar na boca dos “deadheads”, como eram conhecidos os fãs do grupo musical. Depois foi a vez da revista High Times, uma das primeiras a escrever sobre maconha nos Estados Unidos, a usar o termo. A equipe da editora passou até a fazer as suas reuniões às 4h20.

Com a fama o número virou disputa, quando um outro grupo reclamou a autoria do “código”. No entanto, o primeiro grupo intitulado “Os Waldo” publicou cartas, onde dizia ser provas da autoria do termo.

Quanto mais o 420 era usado, mais ficou popular. Apareceu até em um filme do famoso cineasta Quentin Tarantino, na produção Pulp Fiction, o número aparece no relógio de um dos personagens, o que não passou despercebido pelos fãs.

O código influenciou tanto nos Estados Unidos, que uma placa no Colorado, que indicava a extensão de 420 milhas da rodovia interestadual 70 foi roubada, e tiveram que substituir por uma que marcava “419,99 milhas”.

Legalização

O número virou símbolo também para a legalização. Todos os anos há encontros em vários estados do EUA no dia 20 de abril (4/20 escrito em inglês), e exatamente às 4h20 para pedir o direito de usar ou comemorar a autorização.

No Brasil, a cultura do 420 também se tornou popular e também influencia no horário que grupos de amigos gostam de se reunir para o uso recreativo. Assim como nos Estados Unidos, a Marcha da Maconha também acontece todos os anos no dia 20 abril. Nas passeatas não é difícil encontrar bandeiras e cartazes com os três números estampados. 

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias