• 27 de outubro de 2021

Número de crimes relacionados a cannabis diminui depois da legalização no Canadá, revela estudo 

 Número de crimes relacionados a cannabis diminui depois da legalização no Canadá, revela estudo 

Olhando para as contagens nacionais diárias de crimes de cannabis relatados pela polícia, o Dr.Russ Callaghan e sua equipe descobriram que a legalização da cannabis no país estava associada a reduções nesses tipos de crimes. 

Uma nova pesquisa do Dr. Russ Callaghan da UBC Northern Medical Program descobriu que a legalização da cannabis no Canadá implementada em 2018, esteve associada a reduções imediatas em crimes relacionados com a cannabis relatados pela polícia. 

O estudo foi publicado na Addiction, um revista científica internacional revisada por pares.

Embora os resultados do estudo não sejam surpreendentes, eles são importantes,’’ diz o Dr.Callaghan. 

‘’Um objetivo central da Lei da Cannabis visava reduzir o envolvimento dos jovens com o sistema de justiça criminal, por causa de crimes relacionados à cannabis. Nossos resultados fornecem evidências iniciais que apóiam um dos principais objetivos dessa legislação.’’ 

O governo federal canadense implementou a Lei da Cannabis em 17 de Outubro de 2018, que é uma estrutura de orientação para legalização de cannabis no Canadá. 

O objetivo principal desta legislação visa prevenir o uso da cannabis e danos relacionados entre os jovens. 

O Dr. Callaghan e sua equipe analisaram as contagens nacionais diárias de crimes de cannabis relatados pela polícia, que eram compostos principalmente de crimes por posse de cannabis.

 O estudo analisou dados de crimes de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2018 originados da Pesquisa Uniforme de Relatórios de Crimes,  um banco de dados que captura todos os incidentes criminais relatados pela polícia no país.

A equipe descobriu que, imediatamente após a legalização da cannabis, os incidentes criminais relatados pela polícia entre jovens do sexo masculino e feminino por crimes relacionados à cannabis caíram significativamente em 55% a 65%. 

“A maior parte da pesquisa disponível para avaliar a legalização da cannabis se concentrou nos danos relacionados à cannabis, mas esta pesquisa atual examina os benefícios potenciais da legalização”, diz Callaghan. 

“A criminalização de jovens por crimes relacionados à maconha, como posse da erva, representa um enorme fardo para a juventude canadense e para o sistema de justiça criminal.

“Minha esperança é que essas descobertas ajudem os formuladores de políticas, autoridades de saúde pública e o público a avaliar melhor os custos e benefícios da legalização da cannabis na sociedade canadense.”

O projeto incluiu uma equipe nacional de pesquisadores da UNBC, do Centro para Dependência e Saúde Mental (CAMH) em Toronto, da Guelph University e da Dalhousie University. 

O Dr. Callaghan e sua equipe estão atualmente trabalhando em um estudo de acompanhamento para examinar os impactos da legalização da cannabis nos crimes denunciados pela polícia durante um período de acompanhamento mais longo de 14,5 meses. 

Os resultados deste estudo de acompanhamento devem estar disponíveis no final do outono de 2021.

O estudo é parte da pesquisa em andamento do Dr. Callaghan que avalia os potenciais danos e benefícios da legalização da cannabis nos principais resultados de saúde pública canadense, como saúde juvenil, utilização do departamento de emergência relacionado à cannabis, psicoses induzidas por maconha e colisões de veículos motorizados.

Esta pesquisa foi apoiada em parte por um Catalyst Grant do Instituto Canadense de Pesquisa em Saúde (CIHR) (Cannabis Research in Urgent Priority Areas).

Referências

  • Unbc.ca
Avatar

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias