Nesta sexta-feira (10) a Universidade Hebraica de Jerusalém divulgou o falecimento do professor israelita Raphael Mechoulam, conhecido por como o “pai da cannabis”, que morreu aos 92 anos em sua casa.
Ele foi o primeiro cientista a isolar o THC (tetrahidrocanabinol), composto que gera o famoso “barato da maconha”. De acordo com o comunicado, o funeral será realizado neste domingo (12) à partir das 14h em Jerusalem.
Sobrevivente ao holocautro nazista na Bulgária, o professor foi um dos percussores dos estudos sobre cannabis no mundo e dedicou 60 anos da sua vida para pesquisar a planta.
O Prof. Mechoulam era membro da Academia Nacional de Ciências de Israel desde 1994. Vencedor do Prêmio Israel de Pesquisa Química em 2000, nasceu em 1930 em Sofia, Bulgária.
Nos anos 1960-1965, trabalhou no Weizmann Institute of Science, inicialmente como júnior e depois sênior e estudou a química de substâncias naturais, incluindo canabinoides.
Em 1964, junto com Yehiel Gaoni e Habib Edri, o professor descobriu princípio ativo da cannabis, o THC, e desde então não parou mais até se tornar, segundo muitos, o especialista em cannabis número 1 do mundo.
Mechoulam publicou 350 artigos científicos, capítulos de livros e resenhas, a maioria deles sobre o sistema canabinoide e editou três livros sobre o assunto.
Em 1999-2000, ele atuou como presidente da International Cannabinoid Research Society e desde 2007 era presidente da divisão de ciências naturais da Academia Nacional de Ciências de Israel. Em junho de 2014, o professor Mechoulam foi selecionado pelo Jerusalem Post como um dos 50 judeus mais influentes do mundo.
A história mais conhecida de Meshulam, que também apareceu no filme sobre seu trabalho (” O cientista “), é quando ele recebeu um bloco de haxixe da polícia para realizar a primeira pesquisa sobre cannabis em Israel.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Kamala Harris lança plano nacional de legalização da maconha
STF pode decidir sobre a cannabis em farmácias de manipulação
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Ministro propõe ‘mais rigor’ ao autorizar cultivo de cannabis
Califórnia aprova ‘proibição de emergência’ do THC
Anvisa atualiza formulário de importação de cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso