• 28 de junho de 2022

Miopia: O que é, Tipos, Causas, Sintomas e Tratamentos

 Miopia: O que é, Tipos, Causas, Sintomas e Tratamentos

Se você usa óculos ou conhece alguém que usa, provavelmente já ouviu falar de miopia. Mas você sabe como ela surge e como tratá-la? Vamos entender melhor sobre.

Basicamente, a miopia é um erro refrativo bastante comum em que os olhos podem ver nitidamente de perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. 

É comum a pessoa que tem miopia não conseguir enxergar o nome do ônibus que está vindo ou ler alguma placa, por exemplo.

Isso ocorre, pois quem tem miopia tem o formato do globo ocular mais longo do que deveria ser. Ou seja, a imagem não é formada corretamente na retina, no caso os objetos são focados à frente da retina, assim, a imagem transmitida ao cérebro não corresponde à imagem correta fazendo com que a visão dos objetos distantes pareça turva e, consequentemente, provocando a dificuldade de enxergar de longe.

Geralmente a miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando, podendo atingir pessoas entre 18 e 30 anos, independentemente do uso de óculos ou lentes de contato, que apenas corrigem a visão embaçada e não curam a miopia. 

Assim, para curar a miopia, dependendo do grau de alteração, o médico pode indicar a realização de cirurgia, que costuma ser feita com laser.

Causas e tipos

Mesmo que ainda seja desconhecida de forma exata as causas da miopia, e sabe que as pessoas com história familiar de miopia apresentam mais probabilidade de vir a desenvolvê-la. 

Vale ressaltar que a miopia afeta homens e mulheres de igual forma.

Normalmente, as causas da miopia podem ser três:

1º Alteração da curvatura da córnea (a mais frequente): Quando a córnea é mais curva que o normal e leva à formação da imagem dos objetos antes de chegar à retina.

2º Axial: A  miopia ocorre quando o comprimento do olho é maior do que o comprimento ótico. Tratam-se de miopias de grau elevado e, geralmente, evolutivas ao longo da vida.

3º Miopia de índice: É uma miopia tardia que aparece, normalmente, depois dos 60 anos, quando as pessoas têm cataratas nucleares. Estas levam ao aumento do índice refrativo do cristalino, permitindo uma boa acuidade visual ao perto, mesmo sem óculos.

Principais Sintomas

Normalmente, os sintomas de miopia podem surgir ainda na infância, o que ocorre por volta dos 8 anos, podendo piorar na adolescência, sendo os principais:

  • Dificuldade para ver de longe;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Dor constante nos olhos;
  • Necessidade de semicerrar os olhos para tentar ver com mais nitidez;
  • Escrever com o rosto muito próximo da mesa;
  • Dificuldade na escola para ler no quadro;
  • Não enxergar as placas de trânsito de longe;
  • Cansaço excessivo após dirigir ou ler, por exemplo.

Com o surgimento de alguns desses sintomas citados acima, é importante que o oftalmologista seja consultado para que sejam feitos exames que ajudem a identificar a alteração da visão.

Possíveis Tratamentos

Mas afinal, existe algum tipo de tratamento para a miopia?

A resposta é sim.O tratamento para miopia deve ser indicado pelo médico de acordo com o grau de alteração que a pessoa possui. 

Na maioria dos casos, é indicado o uso de óculos ou lentes de contato com lentes esféricas para ajudar a focar os raios de luz, colocando a imagem sobre a retina do olho, melhorando a capacidade visual.

No entanto, quando o uso de óculos ou lentes não é suficiente e o grau aumenta ao longo do tempo, pode ser indicada a realização da cirurgia de miopia, sendo recomendada a partir dos 18 anos, quando o grau já encontra-se mais estabilizado. 

.A cirurgia é feita utilizando um laser que é capaz de moldar a lente natural do olho para que foque as imagens no local correto, diminuindo a necessidade de o paciente utilizar óculos. Entenda como é feita a cirurgia de miopia.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias