O argumento da procuradoria do município, era a de que a lei era inconstitucional. Agora, a legislação está suspensa
Lei sobre cannabis em Cachoeira é suspensa pela justiça
Foto: Reprodução
No dia 15 de agosto, a Lei Municipal 5.045 foi promulgada em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. Ela permitiu a distribuição de produtos de cannabis para os pacientes da cidade. Contudo, menos de um mês depois, a legislação foi derrubada pela justiça.
O desembargador Ney Wiedermann Neto, do Tribunal de Justiça do estado, deferiu um pedido da Procuradoria Jurídica do Município, que argumentou que a lei era inconstitucional.
Mas o problema não estava na lei em si, mas em detalhes técnicos que passaram batidos pela Câmara dos Vereadores. Como obrigações administrativas e orçamentárias ao Poder Executivo sem especificar a origem dos recursos.
Leia também: O que a indústria de cannabis está fazendo pelo RS?
Com a decisão a lei está suspensa, embora ainda caiba recurso por parte dos vereadores.
Até o momento, somente a capital, Porto Alegre, tem uma lei sobre a distribuição de cannabis no estado. No início de 2023, o deputado Leonel Radde (PT) ainda propôs um Projeto de Lei estadual, mas não foi votado.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
10 anos do projeto de lei 399/15 sobre cannabis: O que mudou?
Assembleia derruba veto e garante canabidiol em Roraima
Parceria cria nota técnica para o cultivo de cannabis
Quase 3 milhões de brasileiros usam maconha no Brasil
Estudo aponta falhas na rotulagem de produtos de CBD
Médicos e dentistas criticam a ‘venda de prescrição’ de cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso