A pesquisa ainda mostrou efeitos colaterais mínimos, reduzidos a sonolência e boca seca. Mais estudos precisam ser feitos
De acordo com um novo estudo feito com pacientes com dor crônica e problemas de saúde mental, a cannabis amenizou os sintomas das duas condições ao mesmo tempo.
O relatório, publicado no Journal of Pain and Palliative Care Pharmacotherapy, avaliou os efeitos da cannabis medicinal em 96 pacientes ao longo de um ano, com medições de dor, depressão, ansiedade e problemas de sono feitas em três, seis e 12 meses.
Os pacientes relataram não apenas menos dores, mas também experimentaram redução da interferência da dor em suas funções diárias. Além da diminuição do uso de medicamentos.
“Existem associações claras entre o início do uso de um produto de cannabis medicinal prescrito pelo paciente e melhorias na dor, saúde mental e dificuldades de sono”.
No entanto, o alívio oferecido pela cannabis pode não ser eterno. O relatório observou que ao final de 12 meses, alguns desses benefícios pareceram diminuir.
No geral, os resultados são encorajadores em relação ao tratamento de curto prazo da dor e dos sintomas de saúde mental, mas os efeitos de longo prazo, especialmente em termos de dor, parecem incertos.
Depois de um ano, os efeitos benéficos foram relatados pela maioria dos pacientes. 91% disseram que sua dor estava pelo menos “um pouco melhor”, enquanto 3 em 4 disseram que estava “melhor” ou “muito melhor”.
Em termos de redução de medicamentos convencionais para dor, a maior redução foi vista no meio do estudo, com os efeitos parecendo diminuir na última metade do estudo.
Mas mesmo depois de 12 meses, mais da metade (55%) dos participantes relataram reduções no uso de medicamentos prescritos para dor, enquanto quase metade (45%) disse que estava tomando menos medicamentos de venda livre para dor.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Receita azul e amarela online: Como isso afeta a cannabis?
Estudo revela como os canabinoides viajam pelo cérebro
Caules de cannabis podem ser anti-inflamatórios, diz estudo
CBD reduziu dores crônicas em 98% dos casos, diz estudo
TDAH e autismo: Quais as diferenças?
Como a cannabis está transformando o tratamento epilepsia refratária
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso