Em nota técnica, governo defende o cultivo de cannabis no Brasil

Em nota técnica, governo defende o cultivo de cannabis no Brasil

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O posicionamento favorável foi enviado por causa de uma ação que está em andamento no STJ, que pode permitir ou não o cultivo de cannabis para fins industriais

Em nota técnica, governo defende o cultivo de cannabis no Brasil

Através de um documento enviado no mês passado, o Ministério da Justiça do atual governo defendeu que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) autorize o cultivo de cannabis para uso medicinal em solo brasileiro. 

Em uma nota técnica enviada ao STJ, a Senad (Secretaria Nacional de Drogas e Gestão de Ativos) considerou “imperiosa” uma regulamentação que autorize o uso medicinal da cannabis.

De acordo com o portal Metrópoles, o posicionamento foi enviado por causa de uma ação que pode determinar se o plantio será legal ou não do Brasil. Enquanto a decisão não sai, todos os processos sobre o cultivo  estão suspensos no país.

Nota técnica

No Brasil, a cannabis é autorizada apenas para fins medicinais e pode ser adquirida através de importações ou nas farmácias mediante a receita médica. Contudo, sem uma produção nacional, os custos são altos e um frasco de CBD pode chegar a custar mais de R$2 mil.

Na nota técnica, a Senad considerou o mercado de cannabis no Brasil “altamente restrito e precário do ponto de vista jurídico” e apontou “consequências nefastas” da proibição do cultivo para o acesso ao tratamento.

“Esta secretaria considera altamente conveniente uma ampla e adequada regulação da importação e cultivo de variedades de cannabis com baixa concentração de THC (tetrahidrocanabinol) para fins industriais, farmacêuticos e medicinais”, escreveu a secretária Marta Machado.

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas